Pesquisa | Aprosoja com Gazeta do Povo | 01/12/2017 11h29

Soja é a nova arma da medicina no combate à AIDS

Compartilhe:

Após virar um importante recurso de combustível e até para pneus, agora a soja é a nova aliada no combate à AIDS. Pesquisadores da Embrapa e do Instituto Nacional de Saúde (INH) desenvolveram um sistema que conecta uma proteína na semente de soja para gerar um medicamento que impede a reprodução do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

 

O processo produz uma soja geneticamente modificada (transgênica). “A proteína cianovirina é inserida no genoma da soja e serve como uma prevenção para a contração, pois se liga à parede do vírus, que não consegue se multiplicar”, afirma Elibio Rech, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

 

O especialista explica que o medicamento produzido a partir da soja é desenvolvido na forma de gel e deve ser utilizado pelas mulheres na região vaginal antes do ato sexual. A ideia é que a alternativa seja amplamente utilizada na África, como forma de prevenção, já que o continente tem a maior incidência da AIDS do planeta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS