Rural | Com Famasul | 07/08/2017 16h32

MS terá maior participação em leilões da Conab

Compartilhe:

Representando os interesses dos produtores rurais sul-mato-grossenses, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, participou de uma reunião na última quarta-feira (2), com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Nery Geller.

A pauta em debate foi o aumento da participação dos estados da região Centro-Oeste nos leilões promovidos pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, nos prêmios Prepo – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor e PEP – Prêmio para Escoamento do Produto. A intenção é elevar a representatividade de Goiás e Mato Grosso do Sul no certame, visto que tiveram volume de comercialização bem abaixo de Mato Grosso.

De acordo com Novaes, que é atual presidente da comissão nacional de cereais, fibras e oleaginosas da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o volume ofertado na semana passada não foi suficiente para atender a demanda dos produtores rurais interessados em negociar maior quantidade do produto. “Solicitamos atenção para os estados com menor participação, pois, atenderá outro problema sério que é a falta de espaço para armazenagem”, pontuou.

O secretário de Políticas Agrícolas do Mapa declarou aos produtores dos dois estados que podem ficar tranquilos com relação a garantia de participação nos leilões promovidos pelo governo federal. “Se for necessário será feito um aporte maior para garantir os direitos constitucionais dos agricultores”, reforçou Geller.

O produtor rural, Moisés Schimidt, comentou que a sinalização do Mapa alivia a preocupação dos produtores goianos e sul-mato-grossenses que estão tendo dificuldade para escoar a produção. “Precisamos ajustar o preço mínimo para equivaler com os custos, para então participar dos leilões”, concluiu.ra Transferência de Tecnologia do DTT da Embrapa Sede, a oficina superou as expectativas, sobretudo por conta da contribuição das participantes que trouxeram um olhar sobre as diversas realidades que as mulheres vivem tanto em âmbito de Territórios quanto em âmbito nacional. “Acredito que conseguimos articular um grupo que assumiu o compromisso de sensibilizar e mobilizar as redes de pessoas nos Territórios para a temática e para o grande encontro, previsto para novembro desse ano”, relatou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS