Rural | Com Mariele Machado | 24/02/2017 13h00

Produtores de leite reúnem para formar associação e fortalecer a classe

Compartilhe:

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. O alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo pode prevenir a osteoporose, além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2. Mesmo sendo tão benéfico à saúde, o leite é pouco valorizado, de acordo com os produtores aparecidenses. E para melhorar esse setor a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Sindicato Rural e produtores de leite se reuniram na noite de terça-feira, dia 21, no Centro Cultural, para criar uma associação e fortalecer a classe.

De acordo com engenheiro agrônomo Atílio Eduardo Pioli, da Agraer, atualmente Aparecida do Taboado tem acima de 150 produtores de leite, que juntos tem uma produção média de aproximadamente 30 mil litros/dia. “Esse volume de leite é muito significativo para a cidade, se os produtores se reunirem em uma associação eles vão ter força na hora de vender esse produto para a indústria”, destacou ele.

De acordo com presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, os produtores unidos em uma associação terão força e poder de negociação junto às empresas de laticínios. “Temos que fortalecer a classe e a bacia leiteira de Aparecida do Taboado, que já foi uma das maiores do estado e atualmente perdeu força comparada a outras regiões”, lamentou ele. “Por meio de uma associação os produtores de leite do município terão força na hora de comprar insumos, produtos inerentes ao processo de produção da cadeia do leite, ou seja, a alimentação do gado, e o que mais for necessário, em uma associação os produtores conseguem fazer essas compras com um custo menor para todos. Além disso, eles conseguirão vender o leite a um preço melhor, pois vão ter volume na hora de negociar com as empresas”, analisou Eduardo.

O presidente do Sindicato Rural lembrou que os produtores de borracha no município se reuniram e formaram a Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado (APROBAT) e consequentemente vem tendo ótimos resultados nas compras de produtos e, principalmente, na venda do látex.

O veterinário e produtor Carlos Augusto Mendes Ramos destacou que os produtores de leite de Aparecida do Taboado têm que se conscientizar e, principalmente, buscar auxílio técnico e financeiro, para melhorar a atividade leiteira. “Os produtores têm a oportunidade de melhorar a atividade por meio do Programa Leite Forte, que foi desenvolvido para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais. Dessa forma, os produtores vão produzir mais e com boa qualidade e vão ser melhores remunerados, além disso, vão conseguir atrair novas indústrias, pois elas estão atrás de produtos de boa qualidade”.

De acordo com Carlos, os produtores vêm passando por uma situação difícil. “O leite dentro do Mato Grosso do Sul não é visto como um produto agrícola de importância, por vários fatores já que não temos um mercado consumidor tão alto e o leite tem que ser exportado para outros estados consumidores, isso faz com que a gente fique com a produção limitada”, analisa ele. “Com uma associação os produtores vão ter força para buscar profissionalismo e ter mais condições na hora de fazer a venda de seu produto”. Atualmente Carlos tem uma produção diária de 600 litros.

Durante o encontro, Jurandir Xavier Duque Junior, coordenador técnico regional da Agraer, explicou aos presentes o que é o Programa Leite Forte. “O programa tem como objetivo geral estruturar e organizar a cadeia produtiva do leite fortalecendo e ordenando seus elos, aumentando à produção, a produtividade, a qualidade do leite, capacitando técnicos para assistência no campo e agregar valor ao produto final, gerando emprego, renda e tornando a atividade socialmente justa e sustentável”, informou.

Jurandir também comentou a importância dos produtores estarem reunidos em uma associação e os benefícios que eles poderão ter. “Unidos, os produtores poderão se favorecer de uma rentabilidade maior, melhoria na produção leiteira, além de buscar formar de comercialização do produtor”.

No final ficou decidido que ocorrerá em breve uma reunião com os produtores interessados em participar da associação.

Participaram do encontro: o vereador e presidente da Câmara, Alaor Bernardes da Silva Filho; o vereador e 2º secretário, José Natan de Paula Dias; o gerente do Banco do Brasil, Márcio L. Damasceno Gomes; produtores de Aparecida do Taboado; e a imprensa local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS