Rural | Com Famasul | 26/06/2018 05h53

Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural leva atendimentos à Brasilândia

Compartilhe:

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS realizou, nesse sábado (23), a 20ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher, em Brasilândia, distante 285 Km de Campo Grande. Aproximadamente 200 pessoas foram atendidas, totalizando 500 procedimentos realizados, como: consultas médicas, exames, testes rápidos de glicemia e pressão arterial.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito, ressalta a importância da iniciativa. “O Sistema Famasul já percorreu 18 municípios de Mato Grosso do Sul levando esse trabalho de prevenção, que é fundamental para acompanharmos a evolução da expectativa de vida dos cidadãos brasileiros. A diretoria do Sindicato Rural de Brasilândia é nossa importante parceira e, por isso, desenvolve ações em prol da comunidade”.

Saito destacou, ainda, outras ações realizadas no município. “Somente neste ano foram 400 pessoas capacitadas pelos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar/MS, além dos quase 2 mil alunos que recebem a metodologia do Programa Agrinho, demonstrando a relevante atuação do sindicato rural”.

O evento aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Brasilândia, secretaria municipal de Saúde, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.

O diretor do Sindicato Rural de Brasilândia, Luís Valdir Trevizan, que no ato representou o presidente da entidade, Adolfo Chorati Cavalhieri, ressaltou: “A medicina preventiva é o melhor caminho para chegarmos à terceira idade de forma mais tranquila. Estamos muito felizes com a presença maciça de trabalhadores rurais, homens e mulheres do campo, que hoje priorizaram a saúde”.

O prefeito, Antônio de Pádua Thiago, comentou sobre a importância do acesso aos atendimentos médicos oferecidos pelo programa. “Muitos municípios do interior, como o nosso, não têm como disponibilizar essas especialidades e, com certeza, esse evento nos auxilia muito. Agradecemos a essa parceria com o Senar/MS e Famasul, e com certeza muitas outras virão”, declarou.

Presente na cerimônia de abertura, o deputado estadual Eduardo Rocha destacou que “a união das gestões pública e privada contribuem para o desenvolvimento da sociedade em todas as esferas”.

Vanilda Pereira da Silva, 60 anos, produtora rural no assentamento Pedra Bonita, aprova a iniciativa. “Sempre que tenho que fazer o preventivo vou para Presidente Prudente (SP) ou Três Lagoas. Quando não tem disponível, tenho que pagar consulta particular. Hoje aqui tem de graça, e fui bem atendida”.

Participaram da solenidade a 2ª diretora-tesoureira do Sistema Famasul, Thaís Carbonaro Faleiros; o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Frederico Borges Stella; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; o vice-prefeito de Brasilândia, Gabriel Baez Gonçalves; e a secretária municipal de Saúde, Adeliza Abrami.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS