Agentes de Endemias fazem treinamento em Três Lagoas

"/>
Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/10/2019 09h05

Agentes de Endemias fazem treinamento em Três Lagoas

Compartilhe:

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, realizou manhã de treinamento de duas equipes de Agentes de Endemias, na última sexta-feira (18).

Participaram: equipes de Agentes de Endemias que trabalham nas ações de bloqueio, quando do surgimento de novos casos de Dengue ou de Leishmaniose; e a equipe de 18 Agentes de Endemias, contratados especificamente para a realização de mutirões de enfrentamento aos vetores dessas endemias.

A capacitação esteve a cargo do coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, e do Supervisor Geral de Endemias, Waldecir Marangon, e foi realizada no auditório do SSPM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais).

“São orientações teóricas e práticas do trabalho que os Agentes de Endemias realizam, especialmente, nas residências, ou seja, como se identificar, como conversar com as pessoas e quais as principais ações que precisam ser realizadas no bloqueio de novos casos”, resumiu Alcides.

Como explicou o coordenador do Setor de endemias, quando surge um novo caso de Dengue ou de Leishmaniose, essas equipes de Agentes de Endemias, seguindo protocolos de procedimentos do Ministério da Saúde, realizam ações específicas numa área que abrange nove quarteirões ao redor do local, onde foi registrada a ocorrência de um novo caso.

Entre essas ações, consta a orientação e distribuição de material educativo; localização e eliminação de criadouros e também o bloqueio químico, por meio de aplicações de inseticidas apropriados e recomendados pelo Ministério da Saúde.

INVESTIMENTOS

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, por ocasião da 5ª etapa da Campanha “Meu Bairro Limpo”, na manhã de sexta-feira (18), no Jardim Morumbi, formalizou a entrega de novos equipamentos, que deverão ser usados nas ações de bloqueio químico dos vetores de transmissão da Dengue e da Leishmaniose.

São investimentos acima de R$ 205 mil de recursos do Fundo Municipal de Saúde, na compra de; 04 UBV Pesada – Unidade de Bomba Veicular, equipamento acoplado a um veículo para as ações do “fumacê” ; 10 Bombas Aspersoras para borrifação manual e residual da Leishmaniose; e seis Bombas Costais Motorizadas para o combate à Dengue.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS