Saúde | Com Prefeitura de Selvíria | 08/03/2018 09h30

Atendimento itinerante do Grupo Onça Pintada visita Selvíria neste mês

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Selvíria, por meio da Secretaria de Saúde e Grupo Onça Pintada, convidam os moradores para participar da Ação de Prevenção de Câncer de Mama, que acontecerá no próximo dia 24, das 09h às 13h, e das 14h às 17h, na rua Rui Barbosa (ao lado do ESF I). Inscrições prévias já estão sendo realizadas nos ESFs do município (levar documentos de identidade e cartão do SUS).

Grupo Onça Pintada - Histórico

Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como Associação Civil sem fins lucrativos, que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção e combate ao câncer de mama. Após perder a mãe e outros familiares em decorrência de câncer, o deputado Paulo Corrêa desenvolveu o desejo de criar o projeto para orientar mulheres sobre como prevenir o aparecimento da doença.

O programa conta com apoio do deputado Paulo Corrêa e de empresários, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

Atendimento

Com a finalidade de conscientizar a população sobe a importância do autoexame regular, a unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizados palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o autoexame da mama mensalmente.

As mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Havendo necessidade são encaminhadas para exames de Ultrassom, mamografia ou outro que a médica prescrever. Tudo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada. Havendo necessidade ainda, são encaminhadas para cirurgia, passando por tratamento pós-operatório, como quimioterapia, radioterapia ou reconstituição mamária.

Números

Em 17 anos de existência o GOP já percorreu mais de 70 municípios, atendeu mais de 56.322 pessoas, realizou mais de 15.201 mil exames e 2.573 mil cirurgias.

Atualmente o GOP conta um aparelho de ultrassom e um mamógrafo para atender com mais precisão e rapidez.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS