Saúde | Com Prefeitura de Brasilândia | 22/05/2019 11h16

Brasilândia confirma caso e registra 4 suspeitos de Gripe H1N1

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Brasilândia registrou até o momento cinco casos de gripe H1N1, sendo um confirmado, dois descartados, um aguardando o resultado no laboratório e um ainda aguardando para análise laboratorial.

Segundo a secretária da pasta, Adeliza Abrami, os todos os casos deram entrada no Hospital Júlio César Paulino Maia na semana passada. O caso confirmado é do sexo feminino, já recebeu todos os protocolos de atendimento do Ministério da Saúde, recebendo os cuidados médicos em sua casa. Os casos suspeitos realizam exames que são exames encaminhados para o Laboratório Central (LACEN) de Campo Grande.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas estejam com os seguintes sintomas de febre, tosse, dor de garganta, mal estar, cefaléia, vômito ou diarréia, procure imediatamente a unidade de Saúde mais próxima.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A campanha de vacinação começou no último dia 06 de abril e vai até o dia 30 de maio.Até o momento, Secretaria Municipal de Saúde imunizou o total de 1.888 (64,15%) pessoas do grupo prioritário.

Foram até o momento 584 crianças até 06 anos de idade (58,05%), 82 gestantes (64,06%), 10 puérperas (47,62%),732 dos idosos (73,74%), 138 trabalhadores em saúde (79,31%), 73 professores (52,90%), 103 povos indígenas (96,26%), 6 população privada de liberdade (100%), 146 pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde) (38,52%).

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda a quem pertencer um dos grupos prioritários que leve a sua carteira de vacinação a unidade de saúde mais próxima de sua residência e receba a dose de vacinação contra a gripe.

PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda para toda população os seguintes cuidados:

- Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;

- Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;

- Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;

- Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água;

- Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;

- Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS