Saúde | Da Redação/Com Notícias MS | 04/10/2015 23h40

Caravana da saúde atravessa fronteiras e se torna referência

Compartilhe:

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, conheceu pessoalmente neste sábado (3) a Caravana da Saúde, que nesta edição está em Corumbá e Ladário. Ao lado do governador Reinaldo Azambuja, da vice Rose Modesto, de outros secretários e de prefeitos, Taques conheceu toda a estrutura do maior programa de saúde da história de Mato Grosso do Sul e acompanhou uma cirurgia de catarata.

“Mais vale ver uma vez do que ouvir falar 1.000 vezes. Eu vi políticos que gostam de fazer estradas que levam nada a lugar nenhum, mas as pequenas coisas é que importam. Eu vi o governador Azambuja se emocionar com uma mulher que voltou a ver”, afirmou o governador mato-grossense. Ele pretende copiar o modelo e fazer um projeto semelhante à Caravana no estado vizinho. “Mato Grosso tem que se espelhar em muita coisa de Mato Grosso do Sul”, disse.

Reinaldo Azambuja apresentou ao governador mato-grossense os resultados da Caravana. “O Pedro Taques está aqui, tem países africanos que já nos procuraram e o governador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, vai mandar uma equipe para conhecer a Caravana”, contou o governador.

O chefe do Executivo sul-mato-grossense explicou que a Caravana preenche uma lacuna deixada pelo Estado nos últimos oito anos, acabando com a fila da vergonha de espera por cirurgias. Ele contou ainda que a intenção é passar por todas as microrregiões de Saúde até abril do ano que vem.

Nas primeiras cinco microrregiões visitadas pela Caravana foram realizadas mais de 172 mil procedimentos, 31 mil consultas, 6,8 mil exames e 11,6 mil cirurgias. Já em Corumbá e Ladário, do dia 29 de setembro até às 9h de hoje, haviam sido realizadas 3.879 consultas oftalmológicas, 382 cirurgias de catarata, 23 cirurgias de pterígio e 13.579 procedimentos.

A Caravana da Saúde também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, de deputados federal e estaduais, dos prefeitos Paulo Duarte e José Antonio Assad e Faria (Corumbá e Ladário, respectivamente) e de vereadores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS