Saúde | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 09/12/2017 08h44

Chapadão do Sul conta com Grupos de Caminhadas e Ginásticas

Compartilhe:

A Prefeitura de Chapadão do Sul e a Secretaria de Saúde, através da Academia de Saúde, que faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, oferecem um grupo de Caminhada e Grupo de Ginástica aberto para toda população sul-chapadense.

 

A ação tem como objetivo aumentar o índice de pessoas praticantes de atividades físicas e assim a redução de doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares entre outras, além de ajudar na socialização dos cidadãos e assim diminuir o estresse diário causados pela vida agitada e corrida que leva ao sedentarismo e a doenças, como as já mencionadas.

 

As caminhadas acontecem de segunda a sexta das 07h às 08h de acordo com o cronograma e têm a supervisão da servidora municipal e Profissional de Educação Física Vandréia Ceolin.

 

Cronograma


Segunda: 07h às 08h – ESF Sibipiruna;
Terça: 07h às 08h – ESF Flamboyant;
Quarta: 07h às 08h– ESF Saúde Lar;
Quinta: 07h às 08h – ESF Central – as caminhadas acontecem na Praça 23 de outubro;

 

Segunda, Quarta e Sexta: 07h às 08h – ESF Esperança e Planalto – as caminhadas acontecem na Praça do Esperança, sendo que na segunda e quarta a caminhada é acompanhada pelas Agentes de Saúde e na sexta-feira também está presente, a profissional de educação física.

 

O Circuito Funcional acontece as segundas, quartas e sextas das 16h às 17h na Academia da Saúde que fica em frente ao ESF Saúde Lar e ao lado do Centro de Apoio de Especialidades não Médicas (Centrinho).

 

Importância da Caminhada

 

Para manter a boa saúde, é necessário fazer caminhada regularmente e estudos comprovam que entre mil e dez mil passos não somente emagrece, ativa a circulação nos livrando de varizes, também diminui o risco de ter hipertensão, previne a contração de diabetes e produz efeitos favoráveis no colesterol, além de relaxa corpo e mente.

 

O simples ato de caminhar levemente permite que nossos corações se fortaleçam, reduzindo notavelmente as possibilidades de ter problemas cardiovasculares. Também foi comprovado que a caminhada ajuda o cérebro de uma grande forma, sabendo que a função cognitiva se vê bastante melhorada ao caminhar diariamente.

 

Além dos benefícios mencionados acima, melhora a resistência cardiorrespiratória, sabendo que aumenta a resistência pulmonar, o que faz com que os pulmões voltem a ser muito mais saudáveis e fortes, resistindo a infecções virais com mais eficácia.

 

A depressão também pode ser prevenida com a caminhada diária.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS