Saúde | Da Redação/Com JPNews | 02/11/2015 21h46

Cidade registra morte por Doença de Chagas

Compartilhe:

Uma mulher de 58 anos, moradora do município de Bataguassu, morreu em decorrência de doença de chagas neste fim de semana. A morte foi comunicada à Polícia Civil por volta das 8h de sábado, dia 31. De acordo com o registro policial, pela manhã, a irmã e o cunhado entraram na casa da vítima, na área central da cidade, e a encontraram já sem vida, na cama. Uma médica foi chamada e atestou o óbito. A moradora já sofria da doença há muito tempo, segundo a polícia.

A doença de chagas é transmitida pelos triatomíneos, insetos hematófagos conhecidos como barbeiros ou bicudos. Qualquer mamífero pode albergar o parasito. Porém, no ciclo doméstico, em função da proximidade das habitações do homem com o ambiente silvestre, os reservatórios são seres humanos e animais domésticos ou sinantrópicos, como cães, gatos, ratos e porcos.

A transmissão acontece por meio do contato direto com as fezes do inseto. Entre os principais sintomas na fase adulta da doença estão: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza, inchaço no rosto e pernas. Quando a transmissão é oral, são comuns dores no estômago, vômito e diarreia. Devido à inflamação no coração, pode ocorrer falta de ar intensa, tosse e acúmulo de água no coração e pulmão. No local da entrada do parasito, normalmente a picada do barbeiro, pode aparecer lesão semelhante a furúnculo no local, conhecido como chagoma de inoculação.

Conforme informações do Ministério da Saúde, o tratamento da doença tem duração de 60 dias e é feito gratuitamente pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Para os portadores da doença crônica a indicação desse medicamento é para aqueles pacientes que não apresentam sintomas (forma indeterminada), devendo ser avaliada caso a caso.

Para prevenir a doença, recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata. Para a prevenção da transmissão oral é importante seguir todas as recomendações de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, em especial aqueles consumidos in natura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS