Crianças do CEI Santa Luzia de Três Lagoas são atendidas no Trailer Odontológico

"/>
Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 13/11/2018 14h00

Crianças do CEI Santa Luzia de Três Lagoas são atendidas no Trailer Odontológico

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da coordenação de Saúde Bucal, deslocou o Trailer Odontológico para as proximidades do Centro de Educação Infantil – CEI Santa Luzia, desde segunda-feira (12).

Com o objetivo de atender à saúde bucal das crianças do CEI, o Trailer Odontológico deverá permanecer estacionado na área do Viveiro Municipal, por duas semanas.

“Fizemos uma triagem inicial das crianças deste CEI e constatamos que 20 delas necessitam de tratamento dentário”, informou a dentista Juliana dos Santos Pereira Cavaretto Costa.

“Dessas 20, selecionamos 10 que precisam de atenção mais urgente e que deverão passar imediatamente pelo tratamento dentário”, explicou a dentista, que tem como Auxiliar de Saúde Bucal, Maria Lúcia Rodrigues Menezes.

Segundo a dentista da equipe do Trailer Odontológico, “se não conseguirmos atender a todas as crianças que precisam, estaremos orientando os pais a levarem as crianças até uma Unidade de Saúde mais próxima de suas casas para que sejam atendidas”, orientou.

EMOÇÃO E GRATIDÃO DOS PAIS

Segundo observou a diretora do CEI Santa Luzia, Ângela Maria Tosta, a iniciativa da SMS, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, de deslocar o Trailer Odontológico para atender às crianças, “veio ao encontro das necessidades de atenção à saúde bucal das nossas crianças e está sendo aplaudida e agradecida pelos pais destas crianças”, disse.

Ângela Maria contou que “os pais assinaram na hora a autorização para tratamento dentário e alguns até se emocionaram de alegria, quando souberam desta iniciativa da Prefeitura de Três Lagoas”, observou.
A diretora do CEI também comentou que “maioria dos pais tinha ciência da necessidade urgente de tratamento dentário das crianças, mas não possui condições financeiras de pagar um dentista particular”.

Na triagem inicial da equipe de Saúde Bucal do Trailer Odontológico, foi constatado a existência de cáries em dentes molares, muitas vezes confundidos com dentes de leite.

“Constatamos também que, infelizmente, ainda são comuns as cáries de mamadeira, causadas nos dentes incisivos das nossas crianças”, comentou a dentista Juliana.

Ela explicou que este tipo de cárie é causado pelo hábito da chamada “mamadeira noturna” que as mães dão aos seus filhos e a criança acaba dormindo com resíduos de açúcar ou chocolate nos dentes e sem a necessária higiene bucal e isso é forte fator de surgimento de cáries.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS