Saúde | Com Prefeitura de Costa Rica | 18/05/2018 07h30

Dia D imuniza mais de 260 pessoas contra gripe em Costa Rica

Compartilhe:

O sábado, 12 de maio de 2008, foi o 'Dia D' para a Vacinação Contra a Influenza (gripe) em Costa Rica - MS. Todos os ESFs - Estratégia de Saúde da Família - atenderam a população no período das 13h às 20h.

Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 269 pessoas foram imunizadas no Dia “D” da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, um número relativamente baixo se comparado à meta de imunização. “A vacinação contra Influenza mostra-se como uma das medias mais efetivas para a prevenção da gripe grave e suas complicações. Além disso, é oferecida gratuitamente aos grupos prioritários, por isso é muito importante que a pessoa do grupo prioritário faça a imunização”, enfatiza a secretária de saúde Adriana Tobal que agradece o público que compareceu no dia de mobilização.

Fazem parte do grupo prioritário da campanha crianças de 06 meses a menores de 05 anos; gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); trabalhadores de Saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e professores de Escolas Públicas e Privada. E ainda, na categoria de Risco Clínico/Comorbidades (doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; diabetes; imunossupressão; obesos - obesidade Grau III - e transplantado).

"Neste ano, a vacina vem com proteção tripla. É importante que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem a dose. Estamos na época em que as principais causas de internação nos hospitais estão ligadas a doenças respiratórias e esse público está mais suscetível. Vale reforçar ainda que o objetivo da vacinação é reduzir complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32 a 45% o número de hospitalizações por pneumonias; de 39 a 75% a mortalidade global; e em 50% doenças relacionadas à influenza”, explica Adriana Tobal.

A Vigilância Epidemiológica informa que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 1º de junho de 2018, em todas as unidades de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas, o que equivale a 90% do grupo prioritário, sejam vacinadas em Costa Rica.

“A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, centros de educação infantil, escolas e em ambientes fechados”, complementa a gerente técnica da Vigilância Epidemiológica de Costa Rica, Caroline Gouveia, que agradece a colaboração das equipes que disponibilizaram a tarde de sábado para ajudarem no Dia D de imunização.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS