Saúde | Da Redação/Com Assessoria | 18/04/2015 18h30

Falta de vacina no Estado obriga Saúde alterar atendimento

Compartilhe:

A dificuldade do Ministério da Saúde do Governo Federal em manter os Estados da Federação com abastecimento normal de vacinas, provocou alteração no sistema de atendimento com vacinação nas unidades de saúde de Ribas do Rio Pardo, mas o serviço não parou.

A enfermeira Luciane Flores, da área técnica municipal de imunização, apresentou oficialmente novas estratégias para continuar o atendimento. Quanto a vacina BCG e Febre Amarela: à fim de otimizar o uso e diminuir as perdas de doses a vacinação será somente toda Segunda-feira, em todas as Unidades de Saúde.

A vacina Difteria e Tétano (dT) está com estoque reduzido. Desta forma, “priorizaremos a vacinação somente em Gestantes e em casos de pessoas vítimas de acidentes com pérfuro-cortantes (como pregos, arames etc), Lesões cutâneas (feridas) e picadas por animais peçonhentos”, informa Luciane Flores.

Sobre a vacina Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela), que também está com Estoque reduzido, a vacinação será até quando houver doses. A HIB (vacina contra Haemophilus influenzae tipo B) é a única que realmente está em falta.

A vacina contra Raiva Humana também está com estoque reduzido, “no entanto o que dispomos de doses ainda é suficiente para atender a demanda”, justifica Luciane. O Postos de Vacinação são o ESF do Parque Estoril, ESF Miguel Pereira da Silva, ESF São João e UBS – Posto Central de Saúde.

Os Postos de Vacinação para a aplicação da vacina BCG (que o Bebê recebe ao nascer), são as Unidades de Saúde ESF Miguel Pereira da Silva e Posto Central de Saúde. “Recomendamos que à população procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e que não esqueça o CARTÃO de Vacinação”, alerta a enfermeira.

Os horários de funcionamento das Salas de Vacinação são das 07h30min às 10h30min, e das 13 às 16h30min. “Contamos com a compreensão da população e assim que a falta destas vacinas tiver sido regularizada, retornaremos as rotinas praticadas nas Salas de Vacinação”, anuncia a enfermeira Luciane Flores.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS