Saúde | Superinteressante | 16/11/2018 11h53

FDA aprova opioide 10 vezes mais forte que os atuais

Compartilhe:

Os opioides são analgésicos derivados da papoula, flor usada para fazer ópio e heroína. São muito potentes, e costumam ser usados em pacientes com fraturas ou câncer. Também podem ser altamente viciantes. Nos Estados Unidos, onde os opioides são receitados para diversas condições menos graves, o vício nesses medicamentos atinge proporções assustadoras, e mata 60 mil pessoas por ano. Em 2017, o governo americano classificou o fenômeno como “emergência nacional”, e anunciou medidas para tentar conter o uso descontrolado desses remédios.

Mas, agora, a FDA se moveu na direção oposta: autorizou o lançamento de um opioide 10 vezes mais potente que o fentanyl, hoje o mais forte do mercado. O novo produto se chama Dsuvia, e é uma versão em comprimidos do sufentanil – opioide até então disponível apenas para uso intravenoso, em hospitais. Cada tablete de Dsuvia contém 30 microgramas (mcg) de substância ativa, e deve ser colocado sob a língua usando um aplicador (veja foto acima).

A liberação do novo remédio, que será produzido pelo laboratório AcelRx, gerou uma onda de críticas nos Estados Unidos. Médicos e especialistas temem que o Dsuvia possa aumentar a quantidade de viciados e de overdoses relacionadas a opioides. Como precaução, a FDA determinou que o medicamento só poderá ser utilizado em hospitais e clínicas (não poderá ser levado para casa).

Porém, isso não leva em conta a possibilidade de contrabando e uso ilegal do remédio – o que já acontece, por exemplo, com o carfentanil, um opioide veterinário que é comercializado para uso em elefantes, mas também é usado como droga recreativa e já causou centenas de mortes nos EUA.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS