Saúde | Da Redação/Com Assessoria | 16/10/2015 13h16

Mandetta cobra informações do Ministério da Saúde sobre a falta de equipamentos de radioterapia no país

Compartilhe:

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou nesta quarta-feira (14/10) o requerimento de informação nº 230/2015, de autoria do deputado federal Mandetta, que requer informações ao Ministro de Estado da Saúde, acerca da falta de equipamentos de radioterapia no país.

Segundo o parlamentar, a Organização Mundial da Saúde prevê a necessidade de uma máquina de radioterapia para cada 300 mil habitantes. “Atualmente o Brasil possui 357 aparelhos, sendo 269 nos hospitais que atendem ao Sistema Único de Saúde. O que nos coloca com um déficit de 680 máquinas para realizar o atendimento da população.”, explicou.

Mandetta informou que em 2012 o governo gastou mais de R$ 100 milhões na compra de oitenta equipamentos novos e modernos, que nunca foram instalados. “A situação no país só se agrava.”, alertou.

Com o pedido do requerimento, o deputado espera buscar respostas sobre o motivo dos 80 aparelhos adquiridos em 2012 não terem sido instalados até hoje, além da especificação dos custos de compra e instalação de um aparelho de radioterapia; onde e como foram investidos os recursos de tratamento do câncer no país, que o Ministério alega ter aumentado em quarenta e cinco por cento, nos últimos quatro anos e quais os planos e metas do Ministério para o tratamento do câncer no Brasil nos próximos anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS