Saúde | Gabriel Neri | 11/03/2020 12h10

Ministério da Saúde confirma 34 casos de coronavírus no Brasil

Compartilhe:

O Ministério da Saúde confirmou nessa terça-feira (10) mais nove casos de coronavírus no Brasil: três em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e cinco no Rio de Janeiro. Desses casos, sete são importados e dois foram de transmissão local.

Com mais esses casos, são 34 pessoas com o novo coronavírus no Brasil, sendo seis por transmissão local, ou seja, adquiriram o vírus no Braisl, e 28 casos importados. Ainda de acordo com infomações do Ministério da Saúde, 893 casos suspeitos são monitorados e 780 foram descartados.

No Mato Grosso do Sul, nenhum caso foi confirmado, sete seguem suspeitos e estão sendo monitorados. A cidade com mais suspeitas é Campo Grande, com quatro. As outras cidades com um suspeito são Três Lagoas, Paranaíba e Dourados. Todos esses passaram pela Europa ou pela Ásia. Ao todo, 30 casos foram notificados aqui no Estado, mas 23 foram excluídos e não tem coronavírus.

No cenário nacional, o Estado com mais casos confirmados é São Paulo, com 19. Seguido pelo Rio de Janeiro com oito casos, Bahia com dois, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas e o Distrito Federal com um caso cada.

Nos países que fazem fronteira com o Brasil, até esta terça-feira (11), são 49 casos confirmados: 19 na Argentina, 11 no Peru, 9 na Colômbia, 5 na Guiana Francesa e 5 no Paraguai.

No mundo, são 121 mil casos confirmados. O país com maior número é a China com quase 81 mil casos. O segundo é a Itália com 10 mil e o Irã com 7 mil. Confira o mapa abaixo com a concentração de casos pelo mundo disponível no site da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul

Ministério chamará cinco mil médicos

Deve ser lançado ainda nesta semana um chamamento para cerca de cinco mil médicos pelo programa Mais Médicos. O objetivo é reforçar a capacidade de assistência em saúde durante a emergência do coronavírus. Capitais e grandes centros voltarão a participar do programa, de acordo com o Governo. Até então, o programa priorizava somente municípios com maior vulnerabilidade.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), em Brasília, durante coletiva de imprensa para atualização da situação do coronavírus no país. As inscrições estão previstas para a próxima semana e a expectativa é que os profissionais comecem a atuar em cerca de três semanas. Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, a medida vai fortalecer o atendimento nos postos de saúde evitandos buscas desnecessárias aos hospitais.

“A reposição de profissionais do Mais Médicos visa reforçar o atendimento nos postos de saúde, evitando a superlotação de hospitais e Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) em um cenário de grande circulação do coronavírus no país. Os profissionais que aderirem ao programa, pelo novo edital, farão atendimento geral à população junto às equipes de Saúde da Família, principal porta de entrada do SUS”, informou o secretário-executivo.

Com informações do Ministério da Saúde

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS