Novo caso de Leishmaniose em Três Lagoas

"/>
Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 13/11/2019 12h11

Novo caso de Leishmaniose em Três Lagoas

Compartilhe:

O Boletim de Monitoramento da Leishmaniose, referente à 45ª Semana Epidemiológica, divulgado nesta terça-feira (12), informa que, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas notificou um novo caso de Leishmaniose visceral humano. O novo caso foi confirmado positivo na sexta-feira (08).

Trata-se de um homem de 71 anos de idade, residente no Jardim Capilé. Ele foi diagnosticado, atendido e medicado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Com este novo caso, o acumulado do ano de 2019 é de 167 casos notificados suspeitos, sendo sete casos positivos e 160 descartados como negativos. Do total de casos positivos, houve ocorrência da morte de uma criança de um ano de idade, em 10 de março de 2019, e a morte de uma paciente de 76 anos de idade, residente no Jardim Planalto, em 14 de setembro.

BLOQUEIO

“Feita a investigação deste novo caso, nossas equipes são mobilizadas para uma série de ações, seguindo o procedimento padrão do Ministério da Saúde, entre elas, o bloqueio, que é realizado num raio periférico de nove quadras, o equivalente a 900 metros”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.

A diretora de Saúde explicou que, entre as ações do bloqueio estão as visitas a todas as residências desse raio de abrangência, com a participação das equipes de Agentes de Endemias, Promoção em Saúde, Entomologia e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que realiza também busca ativa de animais doentes, com sintomas da Leishmaniose. Além da residência do paciente, diagnosticado com a doença, todas as demais casas dessa área de 900 metros são visitadas.

A Leishmaniose é uma doença não contagiosa e a transmissão do parasita ocorre através da picada do mosquito fêmea infectado. Os principais sintomas da doença visceral são indisposição, anemia, febre, perda de peso e inchaço no baço, fígado e gânglios linfáticos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS