Saúde | Gabriel Neri | 12/03/2020 11h00

OMS declara pandemia e país tem mais de 70 casos de Covid-19

Compartilhe:

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia para o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No mundo, são quase 128 mil casos confirmados e mais 4.700 mortes.

No Brasil, até o dia de ontem, eram apenas 32 casos, mas esse número aumentou. O Ministério da Saúde contabiliza 60 casos pelo país de acordo com balanço divulgado nesta manhã.

No entanto, não está sendo levado em conta outros 19 casos confirmados por outros órgãos. Sendo esses, dois confirmados pela Secretária de Saúde de Pernambuco, 16 casos confirmados pelo Hospital Albert Einstens e o 3º caso confirmado pela Secretária de Saúde da Bahia.

O que é uma pandemia?

Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. Esse termo é utilizado quando uma epidemia (surto de doença em uma região) se espalha por diferentes continentes com a transmissão de pessoa para pessoa.

No entanto, a OMS levou em conta somente a disseminação geográfica do Covid-19 e não a questão da gravidade.

"A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença. "Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", explicou durante a conferência de imprensa em Genebra.

 

A última pandemia que a Organização declarou foi em 2009, para o H1N1. A estimativa é que a doença tenha infectado 1 bilhão de pessoas e matado milhares no primeiro ano.

"Situação é alarmante"

Em reunião na noite de quarta-feira (11) com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, e alguns líderes partidários, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que "a situação é alarmante".

Ele também falou que, a partir de semana que vem, o número de casos de Covid-19 se dará em progressão geométrica. Por isso, "o Brasil tem de se preparar".

Mandetta também fez um apelo pedidno recursos e disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) não vai suportar toda demanda. Também anunciou que a Agência Nacional de Saúde (ANS) vai obrigar hospitais privados e planos de saúde a atenderem os pacientes e lidarem com tudo o que diz respeito ao coronavírus.

Depois da reunião com os líderes, o Ministério da Saúde solicitou recursos para o Governo. Ainda hoje, deve ser publicada uma Medida Provisória (MP) que libera R$ 5 bilhões emergenciais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS