Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 09/07/2017 15h00

Programa de Saúde Bucal é intensificado nos CEIs

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), vem desenvolvendo em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs), mantidos pela Prefeitura de Três Lagoas, ações específicas do Programa de Saúde Bucal Escolar.

O objetivo dessas ações, inseridas em vários programas e procedimentos, coordenados e intensificados pela SMS, têm o objetivo de “fortalecer hábitos saudáveis de alimentação, higienização e escovação dos dentes”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Bucal Escolar, Acácia Gimenez Barreto.

A coordenadora esteve no CEI Massumi Otsubo, bairro Vila Haro, na manhã desta quarta-feira (5), acompanhada de uma das equipes da Saúde Bucal, formada pelas dentistas, Arlete Melão, Vânia Sales, Thereza Shimizu e Carla Jorge, e pela atendente Maria Lúcia Rodrigues Menezes. A equipe contou com o apoio da diretora do CEI, que atende a 175 crianças de 0 a 3 anos, Simone Faleiros Zuque.

“Nas visitas que já realizamos em outras unidades escolares, assim como aqui, estamos tendo um ótimo apoio e recepção, por parte de toda a equipe escolar. Isso é muito bom, porque nosso trabalho depende do apoio da Educação e também dos pais das crianças”, explicou Acácia.

AÇÕES ESPECÍFICAS

Entre as ações específicas do programa de Saúde Bucal Escolar, está “a orientação para prevenção, através de pequenas palestras, usando a linguagem de entendimento das crianças”, explicou a dentista Vânia.

Como mostrou a dentista, na visita aos CEIs, é feita uma triagem de avaliação inicial de todas as crianças, palestra e prática de higienização e escovação dos dentes.

“Isso é muito importante para inserir na educação da criança, a rotina da higiene bucal, incorporando a escovação como um hábito saudável e imprescindível para a prevenção de cáries e uma dentição saudável”, ressaltou Vânia.

“Estamos constatando, com alegria e satisfação, que nossas crianças possuem excelente saúde bucal. Isso quer dizer que vale a pena e é importante a prevenção”, comentou a dentista.

Vânia informou que, na triagem, quando há necessidade, a criança é encaminhada aos serviços de odontopediatria, disponíveis na Clínica da Criança e em outras Unidades de Saúde.

Como ressaltou a coordenadora Acácia, “a saúde bucal é uma prática indispensável ao desenvolvimento integral de uma pessoa. É um hábito que deve ser estimulado desde criança, contando com o apoio e participação dos pais e educadores para que não surjam outros problemas, como o surgimento de cáries, já aos 8 ou 9 anos”.

As equipes da Saúde Bucal Escolar já estiveram nos CEIs Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS