Saúde do Homem é prioridade do Novembro Azul

"/>
Saúde | Com Prefeitura de Água Clara | 10/11/2019 10h43

Saúde do Homem é prioridade do Novembro Azul

Compartilhe:

Várias ações estão sendo desenvolvidas para conscientizar sobre saúde do homem, prevenção de doenças, em especial, do Câncer de Próstata

Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata. Até o final deste mês, as equipes das Unidades de Saúde estão realizando várias atividades para reforçar a campanha Novembro Azul.

Na noite de quinta-feira, dia 07 de Novembro, na UBSF Jardim das Palmeiras teve palestra com o médico Dr. Solimar Brum e coleta de sangue para exame de PSA TOTAL E livre para homens a partir de 45 anos com a equipe do Laboratório Municipal.

O evento contou com a presença do prefeito Edvaldo Alves de Queiroz, da primeira-dama Célia Batista, da Dra. Luciane Bombonato, entre outros. O objetivo é lembrar a importância do diagnóstico precoce, de realização do tratamento e todo suporte que a Prefeitura de Água Clara fornece através da Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes que necessitem se deslocar a outros municípios para se tratar e ser curado.

No dia 13 de Novembro as ações serão realizadas na UBSF Central, dia 14 no Centro Cultural a partir das 08h e no dia 21 serão realizadas consultas médicas com o médico urologista Dr. Rafael Tibiriçá na UPA a partir das 08h.

Após a palestra e exames no Jardim das Palmeiras os pacientes lancharam e participaram de um sorteio de brindes.

Câncer de próstata e falta de informação

O câncer de próstata evolui lentamente. Sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Como a maioria dos homens evita ir ao médico por temer descobrir alguma doença ou realizar algum exame específico, as orientações nas unidades do município durante as palestras nas salas de espera são para desmistificar e esclarecer a importância dos procedimentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS