Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 18/09/2017 13h00

Saúde promove campanha de prevenção ao suicídio

Compartilhe:

Nos primeiros seis meses de 2017, foram notificados 53 casos de tentativas e três casos de suicídio. Em 2016, houve o mesmo número de tentativas que resultaram em seis casos de morte. Tanto em 2016, como no primeiro semestre de 2017, maioria dos casos notificados envolve meninas e mulheres dos 15 aos 29 anos de idade.

Esses dados foram informados pelo do Setor de Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS), vinculado à Diretoria de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Perante essa preocupante realidade de um problema de saúde pública, que é o crescente índice de casos de suicídio e tentativas, a SMS, por meio da Diretoria de Vigilância e Saneamento, numa ação conjunta das equipes do CAPS AD e CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial, Promoção à Saúde e DANTS, decidiu participar da Campanha “Setembro Amarelo”, de Prevenção ao Suicídio, no período de 19 a 22, ou seja, de terça-feira a sexta-feira desta semana.

A Campanha estará centralizada em ações de “conscientização e prevenção, por meio de palestras que alertem sobre o problema e orientem as famílias a estarem atentas a uma série de fatores que podem levar as pessoas à tentativa e prática do suicídio”, comentou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

PROGRAMAÇÃO

Como consta na programação, divulgada pela SMS, por meio da Diretoria de Vigilância e Saneamento, na terça-feira (19), às 19h, as equipes da Saúde estarão proferindo palestra educativa e de orientações preventivas às famílias do Bairro Vila Verde e bairros adjacentes. A palestra será na Igreja Santo Expedito, Rua “C” S/N, no Bairro Vila Verde. Haverá também distribuição de panfletos educativos na Feira Noturna de quarta-feira (20), a partir das 19h.

Na quinta-feira (21), às 20h, as equipes da Saúde estarão na Casa da Amizade do Rotary Club Três Lagoas, proferindo palestra às senhoras rotarianas.

E na sexta-feira (22), às 16h, haverá palestra para as equipes de Saúde do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para tratar de suicídio e tentativas e padrões de procedimentos que devem ser adotados nestes casos.

SÉRIO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Há alguns anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aderiu ao movimento “Setembro Amarelo”, como campanha de conscientização e sensibilização sobre a realidade do suicídio, como sério problema de saúde pública.

Assim como já existe o “Outubro Rosa”, lembrado na prevenção do câncer de mama, o “Novembro Azul”, criado para conscientizar sobre as doenças do homem, e o “Agosto Lilás”, de defesa dos direitos e prevenção da violência contra a mulher, o “Setembro Amarelo” foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio.

Segundo estimativas da OMS, 883 mil pessoas se matam no Mundo a cada ano. É mais gente do que todos os mortos em guerras, vítimas de homicídios e desastres naturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS