Saúde | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 10/09/2019 10h05

SMS Chapadão esteve em evento sobre tuberculose e sarampo

Compartilhe:

Servidores da Secretaria de Saúde do município de Chapadão do Sul estiveram presentes na palestra sobre Vigilância Epidemiológica de Sarampo no Brasil e atualização em manejo clínico da tuberculose adulta, realizada em Campo Grande na última semana.

Segundo Cleide Aparecida Alves, técnica da Gerência de Tuberculose e Hanseníase da SES, foram 155 inscritos, dos quais, 69 são médicos. Representando Chapadão do Sul estavam presentes a médica Veronice Barbosa e a enfermeira Vanessa Rech.

O treinamento foi ministrado pela médica pneumologista Gisela Unis e pela enfermeira sanitarista Marneili Pereira Martins, ambas do Ministério da Saúde.

Outro evento que também aconteceu para os enfermeiros das unidades de saúde da capital, denominado "Atualização em tuberculose e Hepatites Virais", consistiu na atualização do manejo clínico da tuberculose, avaliação/atualização do banco de dados SINAN, realização de baciloscopia, entre outras. “Procuramos sanar as dúvidas e orientar na solução de dificuldades, estratégias para a melhoria dos nossos indicadores e da qualidade de saúde dos pacientes com tuberculose”, afirma Cleide Alves.

Em 2019 houve uma atualização do Manual de Recomendações para tuberculose no Brasil (O último manual era de 2011) e houve atualizações importantes no tratamento, como, por exemplo, o tratamento de Infecção latente para o paciente com HIV. Por isso, a SES, compromissada em oferecer as informações atualizadas para manter qualidade da assistência, realizou estes eventos.

A médica e a enfermeira avaliaram como positiva a participação neste importante evento da área da saúde e relataram que essas atualizações serão de grande importância para os atendimentos médicos realizados no município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS