Saúde | Com Rádio Caçula | 19/03/2018 11h00

Tratamentos alternativos gratuitos como meditação são realidade em MS

Compartilhe:

O tratamento alternativo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já é uma realidade em Mato Grosso do Sul, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 70% dos municípios do estado já tem pacientes recebendo gratuitamente este tipo de terapia.

As práticas disponíveis aos pacientes atendidos na atenção básica no Estado são medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular//biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, arterapia, meditação, acupuntura, musicoterapia, tratamento osteopático e reiki.

Essas práticas são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em 2017, foram registrados mais de 11 atendimentos individuais em Mato Grosso do Sul.

Os serviços são oferecidos por iniciativa de cada município e financiados pelo Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PSB). Em Três Lagoas ainda não existe a previsão de quando estes tratamentos irão ser oferecidos à população, mas já estão sendo estudados pela Secretaria Municipal de Saúde.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS