Saúde | Prefeitura de Três Lagoas | 26/08/2019 08h13

Três Lagoas prepara UBS's para atender até às 19h

Compartilhe:

Logo após o lançamento do Programa “Saúde na Hora” do Ministério da Saúde, em 15 de maio deste ano, que prevê a extensão do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou os procedimentos do processo de habilitação a esse programa.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por meio da Portaria nº 930, de 15 de maio de 2019, instituiu em todo o território nacional o programa “Saúde na Hora”, com a finalidade de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica.

Com a adesão do Município de Três Lagoas ao Programa “Saúde na Hora”, cinco Unidades de Saúde estão sendo preparadas e deverão atender à população, de segunda-feira a sexta-feira, em horário estendido e direto, ou seja, das 6h às 19h.

Em breve, as Unidades de Saúde Vila Piloto, Paranapungá, Interlagos, Vila Haro e Santa Rita estarão com esse novo horário de atendimento à população.
PREPARAÇÃO

Nesta fase preparatória de ajustes dos trâmites de implantação do “Saúde na Hora”, o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado do vice-prefeito Paulo Salomão; secretária de Saúde, Angelina Zuque; Secretário Geral, Cassiano Maia; Procurador Jurídico da Prefeitura, advogado Luiz Henrique Gusmão; e diretores da Saúde, Elaine Fúrio e Sandro Luis Rotiroti, participou de uma sequência de reuniões com as equipes de profissionais da Saúde, no Gabinete, no período da tarde desta quarta-feira (21).

Participaram das reuniões, em separado, as equipes dos médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de saúde bucal e os coordenadores e coordenadoras das Unidades de Saúde.
Como foi anunciado, haverá uma terceira equipe de Saúde da Família, formada pelos profissionais que estão sendo contratados, como estabelece a Portaria do “Saúde na Hora”.CAPACIDADE, APTIDÃO E DEDICAÇÃO

Na Saúde, de modo especial, a população precisa, antes de tudo, de atendimento humanizado, que é feito com respeito e com o coração”, disse o prefeito.

“O fundamental deste programa é a excelência do atendimento à população. Por isso, precisamos de gente com conhecimentos técnicos, mas também é essencial o acolhimento e a dedicação”, destacou Cassiano Maia.
Três Lagoas está aderindo ao “Saúde na Hora”, porque “queremos assegurar à nossa população o que ela anseia, tem direito e necessita, que é um atendimento humanizado e de qualidade”, frisou Angelo Guerreiro.

“Todos desejamos que nossas Unidades se transformem em unidades de Saúde e não unidades de Doenças, porque estaremos dando atenção especial às ações e programas de Promoção (educação) e Prevenção”, comentou Angelina Zuque.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS