Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 14/03/2018 09h00

Três Lagoas promove capacitação das equipes de imunização

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Atenção Básica de Saúde, iniciou o curso de capacitação das equipes de Imunização, na manhã desta terça-feira (13), em uma das salas da Unidade I do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O curso, de 40 horas, está sendo ministrado pela coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, e tem como público alvo duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem de cada unidade de Atenção Básica de Saúde, ou seja, das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Como antecipou a enfermeira Humberta, a capacitação “em sala de vacina” terá orientações teóricas e práticas sobre a importância do Calendário e sua atualização constante, conforme determina o Programa Nacional de Imunização (PNI), o devido preparo das vacinas, assim como os cuidados que devem ser tomados e, por fim, a administração das vacinas, ou seja, a melhor forma de aplicá-las.

A abertura do curso foi prestigiada pelo vice-prefeito Paulo Salomão, e pela secretária de Saúde, Agelina Zuque, acompanhada da diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, enfermeira Fabiana Cardoso da Silva, e o técnico administrativo da SMS, Sandro Rotiroti.

“A imunização é um setor importantíssimo na área de Saúde e requer responsabilidade total nesse serviço de atendimento à população”, comentou a secretária Angelina, ao desejar as boas vindas aos participantes do curso.

“Com esta capacitação, esperamos manter e até melhorar os nossos altos índices de cobertura vacinal”, desejou Angelina.

“É um momento bom e oportuno de capacitação e atualização de conhecimentos para melhor atendermos à população nas nossas Unidades de Atenção Básica de Saúde”, observou a enfermeira Fabiana.

Por sua vez, o vice-prefeito Paulo Salomão ressaltou que é importante “melhorarmos sempre mais a qualidade dos serviços de Saúde que prestamos à população. Por isso, a necessidade de participarmos continuamente de cursos de capacitação e atualização de conhecimentos”, disse.

“A gente sente orgulho em saber e falar que a Saúde de Três Lagoas é referência na qualidade de atendimento e resultados em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Por isso, nosso trabalho é estimular e incentivar mais pessoas a se vacinarem para que sejam imunizadas de sérias doenças, porque a vacina é uma das melhores formas de prevenção de doenças”, completou Paulo Salomão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS