Saúde | Com Prefeitura de Três Lagoas | 28/05/2019 10h46

Unidade móvel de saúde do SESC inicia atendimentos na UBS Nova Três Lagoas

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, promoveu solenidade de abertura dos atendimentos na unidade móvel do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul – SESC/MS, no início da tarde desta segunda-feira (27), no pátio de estacionamento da Unidade Básica de Saúde – UBS Nova Três Lagoas.

O evento, abrilhantado com apresentações da Banda Marcial “Cristo Redentor”, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias da Silva, contou com a presença do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado das secretárias Angelina Zuque (SMS) e Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social – SMAS).

Representando o presidente do SESC/MS (Sérgio Torres), esteve na solenidade o assessor da presidência do SESC, Flávio Queiroz, acompanhado da gerente local do SESC em Três Lagoas, Iraci Ianhes.

Também prestigiou o evento a vereadora Isabel Cristina e a responsável pela programa de Humanização na Saúde, Crislaine Calanga , junto com representantes do Conselho Municipal de Saúde, coordenadores e coordenadoras das Unidades de Atenção Básica da Saúde, entre elas a coordenadora da UBS Nova Três Lagoas, enfermeira Thaise Matheus Cerzosimo, que se colocou toda a sua equipe à disposição para apoio dos atendimentos na Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher.

Esta ação da SMS de Três Lagoas, como enfatizou a secretária Angelina Zuque, somente se viabilizou “graças à parceria com o SESC/MS e apoio do prefeito Angelo Guerreiro”, comentou.

Na oportunidade, a secretária Angelina dirigiu-se aos representantes das Unidades de Saúde ali presentes e conclamou a todos a providenciarem encaminhamentos das mulheres para os exames de mamografia e de prevenção do câncer de colo de útero.

A unidade móvel do SESC Saúde deverá permanecer em Três Lagoas até o final do mês de julho para a realização de temporada de exames de mamografia (prevenção e diagnóstico de câncer de mama) e exames de Papanicolau (preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero).

A Unidade Móvel SESC Saúde Mulher é um veículo, tipo carreta de caminhão, especialmente construído para abrigar uma sala de mamografia e outra para as coletas do preventivo e todos os procedimentos de atendimento na Unidade Móvel deverão ser previamente agendados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

PARCERIA QUE TRAZ RESULTADOS

A parceria com a SESC/MS “é uma parceria que traz resultados positivos para obtermos ainda mais resultados positivos para a saúde da população de Três Lagoas, especialmente, para a saúde da mulher”, destacou o prefeito Angelo Guerreiro. Por isso, “firmamos esta parceria com o SESC, para que nossa população seja atendida e se previna de sérias doenças, como o câncer”, disse.

Ao parabenizar a equipe que, “com muita precisão e agilidade viabilizou em tempo recorde esta parceria com o Município de Três Lagoas”, o assessor da diretoria do SESC/MS, Sérgio Torres, parabenizou a SMS “por abrir as portas para este importante tipo de serviço que é prestado na unidade móvel de saúde do SESC”.

Ele lembrou também da participação do comandante do 5º Grupamento de Bombeiros – 5ºGB de Três Lagoas, Tenente Coronel Leandro Mota de Arruda, que viabilizou todo o apoio à equipe dos SESC para sua permanência na Cidade, “notadamente no que diz respeito à hospedagem”, informou.

HORÁRIO

Todos os procedimentos de atendimento na unidade móvel do SESC Saúde devem ser previamente agendados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Devido à necessidade deslocamento da equipe de profissionais da Saúde do SESC, o atendimento à população, totalmente gratuito, no período anunciado, do dia 27 de junho a 29 de julho, será o seguinte: às segundas-feiras, das 13h às 17h; às terças, quartas e quintas-feiras, o horário será das 7h às 11h e das 13h às 17h; e às sextas-feiras, o atendimento será das 7h às 11h.
Conforme foi divulgado, a unidade móvel de Saúde do SESC também estará no Distrito de Arapuá, em atenção à saúde da mulher que reside e trabalha no campo, no dia 27 de junho (quinta-feira), com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS