O objetivo da reunião foi dar início à Campanha de Segurança de Barragens, apresentar as características técnicas da Barragem

"/>
Segurança | Com Prefeitura de Água Clara | 19/08/2019 09h33

Reunião em Usina trata sobre Barragens em Água Clara

Compartilhe:

Na tarde do dia 15 de Agosto, o secretário de Infraestrutura de Água Clara Waldenir Ferreira Lino e o coordenador de Defesa Civil do Município Ricardo Faustino da Silva participaram de uma reunião na Usina São Domingos com o gerente da Usina Valter Manoel Garcia Júnior, representantes da AGEPAN, Luiz Braz de Oliveira e Paulo César, engenheiros da Eletrosul, o Coronel Fábio Catarineli e o sargento Gilmar Lopes da Defesa Civil Estadual, entre outros.

O objetivo da reunião foi dar início à Campanha de Segurança de Barragens, apresentar as características técnicas da Barragem, do Reservatório e os procedimentos de Operação da Usina. Tanto em condições normais, quanto no caso de emergência.

Na ocasião o agente da Eletrosul esclareceu os procedimentos de segurança da Usina com apresentação dos Planos de Segurança de Barragem – PSB e o Plano de Ação de Emergência – PAE, da UEH São Domingos. E ressaltou a necessidade de se criar junto com a defesa civil dos municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo um Plano de Contingência para que os entes envolvidos tenham participação efetiva nas ações.

A AGEPAN através da equipe de fiscalização para que ficasse claro, apresentou o Foco da Fiscalização e a necessidade de envolvimento e comprometimento de todos para que seja viabilizado a implantação do Plano de Ação de Emergência na Usina com a contribuição da Defesa Civil.

O representante da defesa civil estadual, Coronel Catarineli, se disponibilizou a fazer o treinamento da equipe da defesa civil municipal para elaborar o Plano de Contingência necessário para a Implantação do PAE.

Ficou acertado entre os presentes que haverá encontros periódicos para iniciar a implantação do PAE, iniciando pelas definições de procedimentos e etapas do processo de segurança, sendo que a próxima reunião será em Setembro.

A Campanha de Segurança de Barragens está sendo realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com agências estaduais conveniadas. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) fiscaliza as usinas São Domingos e Verde 4, instaladas no Rio Verde, entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS