Selvíria | Com Prefeitura de Selvíria | 25/10/2017 17h00

4º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão acontece pela segunda vez em Selvíria em 2017

Compartilhe:

No último dia 22 (domingo), aconteceu em Selvíria, o 4º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão, no assentamento Canoas, sendo este, o segundo encontro promovido neste ano, na edição anterior, no assentamento São Joaquim. O evento é uma realização da parceria entre o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão (NEDET/Bolsão), com o Comitê de Mulheres do Bolsão, e do LABET - Laboratório de Estudos Territoriais.

O principal intuito do evento é reunir principalmente mulheres assentadas da região do Bolsão, em um evento com conteúdo informativo, com palestras sobre a vida da mulher do campo no Brasil de hoje, abordando temas como, direitos trabalhistas, políticas públicas para mulheres, estratégias de organização no campo, entre outros. No Encontro, também teve espaço para debates e trocas de experiências entre as mulheres e homens presentes.

A programação contou com as seguintes palestras: A Importância da Mulher na Agricultura Familiar, por Francine Peteno de Camargo, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER/Selvíria); Reforma da Previdência: Ataque aos Direitos das Mulheres e Trabalhadores (as) Rurais, por Vitor Wagner Neto de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas); Desafios, Lutas e Conquistas das Mulheres Assentadas do Brasil, por Maria Rosa da Silva, militante do Movimento Sem Terra (MST); e Custo da Produção no Campo, por Mauro Cabral, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Na feira, organizada feita pelas camponesas locais, houve uma diversidade de produtos oriundos do campo, como, artesanatos, utensílios pra casa, mudas de plantas, roupas feitas a mão, além de alimentos, como pães, bolos, docinhos, salgados, mel, farinhas, pimentas, entre outros. O encontro também contou com a participação de Juditi Rodrigues, moradora do Canoas e sanfoneira, e violeiros, que alegraram o público, com muita música.

O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, esteve presente novamente, nessa segunda edição do evento, reforçando a atenção e apoio da prefeitura, com a população camponesa. “É sempre uma honra prestigiar o Encontro das Camponesas, um evento muito bonito, que preza a cultura regional, e que valoriza a vida da mulher, e do homem do campo, priorizando os direitos, e deveres dos mesmos”, destacou o prefeito.

Além dos “canoeiros” (moradores do assentamento Canoas), aos quais se demonstraram muito receptivos com o público, o encontro contou com a presença de docentes e discentes do curso de Geografia, História, Enfermagem e Medicina da UFMS, Campus Três Lagoas, que prestaram apoio de diversas maneiras ao público presente, além de discentes de outros cursos, como Direito, Biologia e Pedagogia. Também estiveram presentes, o coordenador de Meio Ambiente e Turismo, Leandro dos Santos Fermino; o secretário, Nelson Aparecido dos Santos (Transportes); o vereador, Alessandro Batista Leite, o coordenador técnico municipal da AGRAER, Wesley Souza, e presidentes de associações dos assentamentos locais, e da região.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS