Selvíria | Da Redação | 17/12/2017 09h00

CTG Brasil expõe operação dos reservatórios Ilha Solteira e Jupiá

Compartilhe:

A CTG Brasil promoveu, nesta semana, reuniões em Castilho (SP), Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), com o propósito de explicar a operação das hidrelétricas e reservatórios Ilha Solteira e Jupiá. Além disso, técnicos da companhia expuseram o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) – um conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.

 

O primeiro encontro ocorreu na tarde de terça-feira (12), em Castilho, quando foram apresentadas informações sobre a usina e reservatório Jupiá. Na quarta-feira (13) de manhã a reunião aconteceu em Ilha Solteira, e à tarde no município de Selvíria. Nestas duas cidades o tema foi a operação do reservatório Ilha Solteira.

 

Dos três eventos participaram membros das comunidades, representantes das Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Ambiental.

 

SOSEm

 

Conforme o engenheiro de Operação da CTG Brasil, Edson Ramalho, o SOSEm trata dos aspectos técnicos, organizacionais e administrativos das hidrelétricas, sempre com o propósito de garantir a segurança dos reservatórios. “Além de tomar as providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas, o sistema considera a segurança das comunidades ribeirinhas”, explica.

 

Ramalho acrescenta que nas reuniões, a operação das usinas em períodos secos ou chuvosos é abordada de maneira didática, facilitando a compreensão da comunidade. “Expomos os procedimentos e esclarecemos os temas técnico-operacionais da empresa para o público presente, já que é muito importante que as comunidades tenham conhecimento sobre esse tema”, ressalta.

 

Para atender os moradores da Bacia do Paraná, a CTG Brasil disponibiliza o Telecheia (0800-647 9001), um atendimento telefônico 24 horas com informações sobre as vazões do Rio Paraná. Informações também podem ser obtidas pelo site www.ctgbr.com.br.

 

CTG Brasil

 

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS