Em Selvíria a importância do SIM já está sendo fomentada nos assentamentos do município

"/>
Selvíria | Assessoria de Comunicação | 27/02/2020 10h21

Livre comércio de produtos de origem animal já é realidade

Compartilhe:

Desde o dia 03 de fevereiro, o Cidecol (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Costa Leste) está apto a executar o livre comércio de produtos de origem animal dentro do território do consórcio em Mato Grosso do Sul, com base no decreto 10.032/2019, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com o novo decreto, os consórcios públicos municipais em todo país poderão comercializar os produtos dentro dos municípios consorciados.

“Em Selvíria, bem como em todos os municípios consorciados, a medida prevista no decreto, atende uma antiga demanda, que possibilitará uma ampliação no mercado, principalmente para os pequenos produtores rurais. A medida vai dar mais agilidade e facilidade para a comercialização dos produtos", informou o prefeito, que é secretário no Cidecol, e que junto aos outros prefeitos consorciados da região Costa Leste, têm se empenhado para a implantação do selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Recentemente, o prefeito juntamente com o presidente do Cidecol, prefeito de Paranaíba, e do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), prefeito de Ivinhema, estiveram com a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), solicitando que esse decreto se tornasse uma realidade, pois ajudará a legalizar a situação dos pequenos e médios produtores para a comercialização de produtos de origem animal, gerando receitas, rendas e empregos para os municípios consorciados.

Em Selvíria a importância do SIM já está sendo fomentada nos assentamentos do município, através da Secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários, pois somente com o selo de inspeção que esse decreto terá validade dentro do território do Cidecol.

Na ultima sexta-feira (21), o secretário Reginaldo Alves Favareto, esteve no assentamento Alecrim, em reunião com membros da AAPISEL (Associação de Apicultores de Selvíria), para informar a respeito das normas do SIM e esclarecer dúvidas, aos produtores, bem como apresentar os veterinários responsáveis pela fiscalização: Estênio Roberto de Freitas e Cinthya dos Santos Queiroz. Também acompanhou, Jarbas Campos Garcia, técnico de Sustentabilidade na Suzano, empresa apoiadora da AAPISEL, através do programa “Colméias”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS