Selvíria | Com Prefeitura de Selvíria | 11/11/2017 08h37

Secretaria reforça cuidados contra o Aedes aegypti no período chuvoso

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria comunica e reforça que as ações para a prevenção da dengue, zika e chikungunya, devem ser redobradas nesse período chuvoso de fim, e início de ano. Embora neste ano, o município esteja com índice zero em casos de dengue, todas as medidas possíveis para evitar a proliferação do mosquito, devem ser mantidas; pois o mesmo, em muitas regiões do país, e do estado de Mato Grosso do Sul, se tornou um dos maiores inimigos da saúde pública.

 

Através do site www.brasil.gov.br, foi divulgado o seguinte alerta: “Com a chegada da primavera e o começo da estação chuvosa em boa parte do País, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos”.

 

O Secretário municipal de Saúde, José Brito, reforça: “Devemos ter sempre a ciência de que a prevenção é a única arma contra a doença, e que melhor forma de se evitar a dengue, zika e chikungunya, é combater os focos de acúmulo de água, que são locais propícios para a criação desse vetor. Este é um trabalho de todos nós, com pequenas ações que fazem a diferença, e que vão colaborar muito, para que Selvíria continue longe de tais doenças. Contamos com o apoio de toda a comunidade”.

 

O secretário Brito, ainda ressalta que em casos de quaisquer dúvidas e ocorrências relacionadas ao mosquito, o setor de Controle de Vetores, poderá ser acionado pelo telefone: 3579 1650, das 08h às 12h, e das 14h às 17h.

 

Prevenção

 

De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz - IOC/Fiocruz (considerado uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública), uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam por cerca de 80% do total. É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga as seguintes dicas do site www.guerramosquito.saude.ms.gov.br/:

 

· Mantenha o lixo em sacolas fechadas e lixeiras tampadas;
· Armazene as garrafas vazias com a boca para baixo;
· Tampe todos os barris e tonéis de água;
· Coloque areia nos pratinhos dos vasos de planas;
· Lacre a caixa de água;
· Limpe a bandeja de ar condicionado;
· Remova a sujeira das calhas;
· Guarde pneus em locais cobertos;
· Lave o recipiente e troque a água de seus animais diariamente;
· Tampe os ralos;
· Retire a água do reservatório de degelo da geladeira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS