Selvíria | Com Prefeitura de Selvíria | 23/12/2017 10h00

Secretário de Saúde fala sobre ações realizadas em 2017

Compartilhe:

Na Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria, muitas mudanças e novidades aconteceram no decorrer de 2017. Desde o início do ano, uma das principais preocupações foi de ampliar o corpo médico do setor, e realizar trabalhos de mobilização e de prevenção com a população, através de campanhas de vacinação – nacionais e municipais – e arrastões de combate ao vetor Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, e zika vírus, a fim de evitar a proliferação do mosquito e desenvolvimento das doenças nos munícipes.

 

Atualmente a Saúde de Selvíria tem o maior número de profissionais no quadro médico de sua história, contando com 6 (seis) especialistas (pediatra, ortopedista, ginecologista, psiquiatra, oftalmologista, ultrassonografista), e 4 (quatro) clínicos gerais. “Através destes profissionais e importantes parcerias, tais como IPED/APAE - Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE, de Campo Grande-MS, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas-MS, e Hospital Regional de Ilha Solteira, tem sido possível reduzir consideravelmente as filas de esperas nos atendimentos médicos, ambulatoriais e laboratoriais, sendo que em muitos casos estamos com “fila zero” em espera”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, José Brito da Silva.

 

José Brito também informou que para o início do ano, já há planos para novidades em novas contratações: “Além de outra novidade que também implantamos no município neste ano, que é o plantão noturno, que acontece toda de segunda à sexta-feira, estamos nos organizando para novas contratações para colocarmos plantões também nos finais de semana, pois sabemos o quanto isso é prioritário para a população, é algo inédito na Saúde do município. Estamos trabalhando para melhorias progressivas”, disse.

 

O secretário também ressalta o atendimento aos diabéticos: “Neste ano começamos também com o fornecimento de kits para insulinodependentes do município, em parceria com a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Ministério da Saúde. Os kits são compostos por: medidor de glicose (glicosímetro) e tiras reagentes de medida de glicemia. Com mais esse atendimento, estamos seguindo diretrizes de Governo Federal, e regularizando os serviços que devem ser prestados pela rede municipal aos moradores da comunidade”, destacou.

 

José Brito também dá ênfase ao atendimento médico nas áreas rurais do município: “Com o corpo médico ampliado, temos conseguido dividir as equipes da Saúde do município, e melhor atender as demandas. Sabemos que precisamos melhorar muito ainda, mas já é visível uma grande mudança em diversos sentidos. Na área rural, vamos 3 (três) vezes na semana, com equipe completa, composta por: enfermeira, dentista, fisioterapeuta, clinica geral, e agente comunitária de saúde, que atendem nos três assentamentos, Alecrim, São Joaquim e Canoas”, informou.

 

Sobre trabalhos de prevenção à dengue, chikungunya, e zika vírus no município, o secretário disse: “Realizamos neste ano, dois arrastões no combate ao Aedes Aegypti, que envolveu todos os setores da prefeitura, e isso, acreditamos que contribuímos para o índice zero de dengue, e de outras doenças, transmitidas por este vetor. E ainda continuamos com trabalhos preventivos, onde os agentes comunitários passam panfletos explicativos, e orientações sobre ações sobre o tema”.

 

“Temos também algumas emendas, para este ano, que em muito contribuirão na Saúde, e que são fruto da parceria entre, o prefeito municipal, José Fernando Barbosa, vereadores, e deputados estaduais e federais, que tem estado com olhos voltados para nosso município. As emendas incluem desde equipamentos eletrônicos, quanto a reforma do Centro de Especialidades Médicas de Selvíria (CEM) – prevista para iniciar em janeiro deste ano, à aparelho de raio-x, academia e parque infantil ao ar livre (bairro Véstia), e cadeiras odontológicas. A Saúde, estará melhor equipada, com o empenho dos mesmos”, ressaltou o secretário.

 

Sobre algumas ações 2018 o secretário destaca: “Temos inúmeras metas e ações para serem realizadas, muito trabalho para se fazer. Aumentar número de contratações, ativar o centro odontológico; realizar mais trabalhos de mobilização e prevenção, firmar e fortalecer ainda mais parcerias são nossos principais objetivos. Devido a dotação orçamentária, ainda é previsto um aumento considerável para a pasta da Saúde, quem em muito contribuirá para compras e manutenções essenciais do setor. O ano de 2018 será repleto de muitas novidades para melhor atender a população selvirense”, garantiu o secretário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS