Selvíria | Com Prefeitura de Serviria | 05/05/2021 11h12

Selvíria intensifica ações contra o mosquito Aedes Aegypti

Compartilhe:

Preocupada com o aumento nos casos de dengue e chikungunya no município, a Secretaria de Saúde de Selvíria, por meio do setor de Controle de Vetores, realizou nesta ultima sexta-feira (30/04), mais uma ação para o combate do mosquito Aedes Aegypti.

A equipe de Controle de Vetores se empenhou em realizar um ‘Arrastão’ de combate ao vetor e mutirão de limpeza. Na ocasião, a ação foi mais concentrada nas imediações próximo ao posto fiscal e na rotatória de acesso a cidade de Ilha Solteira, onde foi notada a necessidade de ser feita a limpeza.

“Ainda estamos no enfrentamento da pandemia da COVID-19, mas não podemos nos esquecer das outras doenças, bem como da dengue, chikungunya, doenças que também estão começando a ter registros alarmantes no município e região. E para combater mais essas doenças, não há outra forma, a não ser a prevenção: eliminar os criadouros do mosquito! Esses cuidados começam dentro de casa, nos nossos quintais”, destacou o secretário de Saúde Edgar Barbosa.

“Pedimos a colaboração da população, para que o lixo não seja jogado em qualquer lugar quando a pessoa sair de casa. O lixo precisa ser armazenado e descartado corretamente, para mantermos nossa cidade sempre limpa e livre de doenças”, orientou o coordenador do Controle de Vetores, Fabio Pinhaneli.

Dengue e chikungunya no município

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, de janeiro deste ano e até 19/04, foram registrados 134 casos positivos de dengue em Selvíria, com 165 notificados e 13 de casos de chikungunya. Em 2020 foram registrados 47 casos de dengue e 0 (zero) de chikungunya.

Segundo informações da Vigilância Sanitária, estão sendo identificados em pacientes do município dois tipos do vírus da dengue, transmitidos pelo vetor Aedes Aegypti: sorotipos Den-1 e o Den-2. O mosquito é o transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue, zika e chikungunya.

Ações de combate ao mosquito

Em meados de fevereiro, março e também na ultima semana de abril, houve pulverização de inseticida (fumacê) com um veículo, em todo o município e bairro Véstia, no período da manhã e da tarde, a fim de exterminar o mosquito adulto contaminado. A ação acontece por meio de parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado.

Será feita uma avaliação técnica para avaliar o retorno e necessidade da pulverização do inseticida. Durante o fumacê, é importante deixar as janelas e portas abertas durante a realização do trabalho. A ação do fumacê não apresenta perigo a saúde, entretanto, a recomendação para quem possui pássaros em gaiolas, é protegê-las com um tecido, e lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida.

As Secretarias de Saúde e de Obras e Infraestrutura, também tem realizado um constante trabalho para a limpeza das vias públicas da cidade e terrenos baldios. Trabalhos como borrifação de inseticida com bomba costal em locais com possíveis focos, também estão sendo realizados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS