131 universidades de 16 países estão sendo vítimas de golpes para o roubo de credenciais

"/>
Tecnologia | Canaltech | 08/11/2018 15h00

Credenciais de sistemas de universidade são novas vítimas de golpe no mundo

Compartilhe:

Ao menos 131 universidades de 16 países estão sendo vítimas de golpes para o roubo de credenciais, segundo descoberta da Kaspersky Lab. Os pesquisadores da empresa de segurança identificaram campanhas de phishing com alvo em endereços IP e localização de funcionários e alunos. O objetivo seria obter acesso às informações confidenciais das instituições de ensino.

Desde setembro de 2017, quase mil ataques foram identificados, e grande parte deles são feitos através de uma página falsa que solicita o login e senha dos usuários. Uma vez com os os dados em mãos, os criminosos conseguem acessar os sistemas reais das instituições de ensino. Com as invasões, informações importantes acabam sendo expostas, como pesquisas exclusivas e dados confidenciais de empresas envolvidas nesses trabalhos.

Ao todo, foram identificadas 961 mensagens falsas com foco nas universidades da língua inglesa, sendo 83 golpes em instituições dos Estados Unidos e 21 do Reino Unido. A universidade de Washington foi o maior alvo desse tipo de ataque, com 111 mensagens falsas direcionadas à instituição. Também foram afetadas universidades da Ásia, Europa e África.

Para evitar os ataques, a Kaspersky recomenda que sempre seja verificado o e-mail do remetente antes de clicar em links e, se houver dúvida, não se deve entrar com as credenciais. Também é ideal que o site oficial seja conferido para fins de comparação com o site golpista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS