Tecnologia | TechCrunch | 12/03/2018 10h48

Novo app do Facebook amplia segurança no smartphone, mas rastreia usuários

Compartilhe:

Por meio de uma de suas subsidiárias, a Onavo, o Facebook lançou no último fim de semana o Bolt App Lock, um software voltado para bloquear o uso de certas aplicações do celular mesmo por usuários que tenham acesso físico a eles. Com a solução, disponível exclusivamente para Android, é possível trancar por meio de senha, padrão ou impressão digital aqueles softwares que contenham informações pessoais ou permitam pagamentos de forma que indivíduos não autorizados sejam incapazes de utilizá-los.

A interface é simples, usando um sistema semelhante ao de telas de configuração de notificações. Depois de definir o método de desbloqueio, uma lista com as aplicações a serem bloqueadas aparece na tela, bastando ativar o recurso por meio de um controle deslizante para que o acesso seja impedido imediatamente.

Entretanto, o que mais uma vez fez muitas sobrancelhas se levantarem é uma informação que aparece nas entrelinhas: o Bolt App Lock é capaz de rastrear o uso de apps instalados no smartphone. Essa informação aparece já na descrição do software na Google Play Store, indicando que informações sobre a rede, o aparelho e também sua utilização são enviadas para o Facebook de forma a melhorar seus produtos e serviços.

Aqui, entenda-se a utilização não apenas em questões relacionadas à publicidade, com uma exibição de anúncios segmentados e que soariam mais interessantes ao usuário devido ao tipo de aplicativo instalado. Além desse fim, o Facebook também utiliza esse tipo de dados em decisões estratégicas, novos recursos e observação de hábitos, de forma a entregar novas soluções – as recentes soluções de segurança lançadas pela Onavo, por exemplo, seriam fruto de análises desse tipo.

É, também, um dos aspectos mais polêmicos, ainda mais quando estamos falando de soluções voltadas para segurança. No caso do Bolt App Lock, a ideia é dar ao usuário mais privacidade sobre suas aplicações, mas, ao mesmo tempo, ele também estaria abrindo as portas para o Facebook quanto à utilização do próprio celular, entregando dados de uso nem sempre desejáveis à companhia. Ela não faz questão de esconder isso, o que, entretanto, não torna a questão menos problemática.

O lançamento do Bolt App Lock aconteceu de forma silenciosa, sem anúncios por parte do Facebook ou da Onavo – nem mesmo uma indicação no app da rede social apareceu, ao contrário do que aconteceu, recentemente, com o Protect, outro software de segurança que levantou preocupações relacionadas à privacidade. Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg afirmou apenas que a liberação do app de bloqueio é um “teste”, sem dizer exatamente quando ele se tornará parte integrante do rol de soluções de segurança da plataforma, se é que isso vai acontecer.

A liberação acontece em um momento em que a empresa ainda espera a poeira baixar em relação às polêmicas ligadas ao Onavo Protect. Há um mês um botão chamado “proteger” começou a ser exibido a alguns usuários do Facebook no iOS, o que os levava ao download de uma solução de VPN que protegeria a conexão dos utilizadores e também sua identidade no acesso a serviços online.

Entretanto, ao mesmo tempo em que fazia isso, o software foi denunciado como um espião dos hábitos dos usuários, enviando informações de telemetria de volta aos servidores do Facebook. E isso acontecia mesmo quando a aplicação não estava ativada, no que, para muita gente, serviu como motivo para rechaçar completamente o uso do Protect enquanto solução de segurança, levando-o a ser citado como nada mais do que uma nova forma de a rede social obter dados de seus utilizadores – mesmo aqueles que não utilizam a plataforma.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS