Tempo | Com Notícias Agrícolas | 29/10/2017 07h30

Bons volumes de chuva no centro do Brasil garantem o plantio da safra

Compartilhe:

As últimas imagens de satélite analisadas pelo Inmet mostram que a instabilidade se intensificou no extremo norte do Tocantins, além de destacar um aumento de nebulosidade também na porção norte de Goiás. De segunda para terça-feira, a região do Matopiba deverá receber suas primeiras chuvas, principalmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí. No dia 3 há condições de chuvas intensas para todo o estado de Mato Grosso.

Mas neste final de semana os maiores volumes estarão concentrados mesmo entre Paraná e São Paulo, além do Mato Grosso. Paraná e São Paulo e Minas Gerais deverão ter chuvas mais volumosas na segunda-feira, dia 1.o de novembro. Já o modelo americano de previsões climática (assim como o Cosmo, do Inmet) mostra chuvas em todo o Centro-Sul neste domingo, com tendência de intensificação na divisão entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

A previsão mais estendida para os próximos dias, extraída do modelo Cosmo, do Inmet, observa que uma instabilidade se formou na região Central do país, devido ao estabelecimento de um canal de umidade com a região Norte. Essa chuva deve se potencializar a partir do domingo.

Nos últimos dias, o acumulado de chuvas foi mais expressivo no oeste dos três estados da Região Sul e no oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul. A chuva também se fez presente em São Paulo, Minas Gerais e ao norte do país, enquanto o extremo sul do Rio Grande do Sul teve trégua.

O Mato Grosso do Sul, em especial, recebeu chuvas bastante intensas. Em apenas 4 horas choveu mais de 130 mm em algumas regiões. Devido a este grande volume, há perdas e danos para a população e para o agricultor.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (28/10 a 30/10) para todo o Brasil:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS