Tempo | Com Portal do MS | 22/12/2017 09h23

Verão começa com chuvas pouco acima da média

Compartilhe:

O Verão teve início às 13h28 (horário de verão) do dia 21 de dezembro de 2017 e deverá terminar às 13h15 do dia 20 de março de 2018. A estação é caracterizada, normalmente, por temperaturas elevadas em todo o País, em função da posição relativa do sol mais ao Sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade moderada à forte e descarga elétrica, em todas as regiões brasileiras.

 

Com a presença do fenômeno La Niña de intensidade fraca, essas condições poderão ser alteradas no decorrer do período e com isso o verão 2017/2018 terá chuvas pouco acima da média histórica no trimestre e o mês de janeiro poderá ser o mais chuvoso em Mato Grosso do Sul do que os demais meses. Já as temperaturas poderão ficar abaixo da média histórica em especial no mês de janeiro, uma vez que as chuvas e as nuvens devem amenizar a sensação de calor e abafamento e de normal a acima da média nos demais meses.

 

Quantidade de chuva esperada através do histórico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):

 

Janeiro: A quantidade de chuva esperada para o mês de janeiro é de 220 milimetros média geral para o Estado, sendo o mês mais chuvoso do trimestre. Temperatura média varia entre 31ºC a 22ºC;


Fevereiro: a quantidade de chuva esperada para o mês de fevereiro é de 180 milimetros média geral para o Estado; Temperatura média varia entre 31ºC a 22ºC;


Março: sendo o mês menos chuvoso no trimestre, quantidade de chuva esperada para o mês de março é de 140 milimetro média geral do Estado. Temperatura média varia entre 30ºC e 21ºC.

 


Fim de semana

 

O final de semana promete ser chuvoso em todo Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão, favorecerão a formação de nuvens carregadas que devem provocar chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões do Estado. Não são descartadas a possibilidade de trovoadas e ventos de moderada a forte intensidade.

 

As temperaturas permanecerão elevadas no Estado durante o final de semana com variação entre 22 ºC a 35 ºC.

 

*Com informações Cemtec-MS/Agraer

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS