Tempo | Com Lívia Miranda, da Assessoria de Comunicação da Subcom | 29/10/2016 10h48

Volume de chuvas fica abaixo da média em cidades do interior do Estado

Compartilhe:

De 1º a 24 de outubro algumas cidades de Mato Grosso do Sul registraram baixa quantidade de chuva comparado ao esperado para esse período. Costa Rica, por exemplo, foi o município que registrou o menor índice de chuvas com 0,2 mm. O previsto era de 135,5mm, ou seja, registrou apenas 0,1% de chuva. Os índices são resultado das altas temperaturas que atingiram o Estado em outubro, devido a um sistema de alta pressão atmosférica que atingiu o Brasil.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), em Porto Murtinho, choveu 2,8 mm. Índice muito abaixo da expectativa de 117,9 mm para a primeira quinzena do mês. Além disso, por três dias consecutivos (17 a 19 de outubro), Murtinho foi o município com maior temperatura registrada no país, segundo dados do Inmet, chegando aos 42ºC e umidade relativa do ar em 20%.

Já em Chapadão do Sul, eram previstos 142 milímetros de chuva e as Estações Meteorológicas Automáticas de Superfície (AUT’s) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram somente 3,8mm.

imagem-1

 

Próximos dias

Os modelos meteorológicos mostram que até o fechamento de outubro, os acumulados de chuva serão maiores nas regiões norte e extremo sul, com expectativa de até 50mm indicados pela coloração verde do mapa abaixo. Para as demais regiões é esperado o acumulo em até 25mm, representado pela cor azul no mapa.

imagem-2

 

Comparativo 2015 – 2016

De acordo com a tabela abaixo, oferecida pelo Cemtec, dos 22 municípios monitorados entre 1º a 24 de outubro, o ano de 2015 choveu mais do que o mesmo período de 2016. Apenas os municípios de Sete Quedas, Maracaju, Miranda, Bela Vista, São Gabriel do Oeste registraram mais chuva este ano comparado ao ano passado.

imagem-3

 

imagem-4

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS