TJMS | Com TJMS | 07/10/2020 12h08

CIJ lançará livro de prevenção ao abuso sexual infantil

Compartilhe:

Nessa terça-feira, 6 de outubro, é comemorado o "Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", e, neste ano, a data ganha um contorno ainda mais especial, por conta de uma realidade ocasionada pela pandemia que deixou as vítimas numa situação de maior de vulnerabilidade, isto porque as escolas, principal canal de denúncia, estão fechadas.

Foi já pensando numa ação para o retorno das aulas presenciais que a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS, em parceria com a Associação Movimento Mãe Águia e o Projeto Nova, estão elaborando um livro de prevenção ao abuso sexual infantil.

De acordo com a assistente social da CIJ, Doemia Ignez Ceni, a ideia inicial era elaborar uma cartilha, mas a equipe acabou optando por produzir um livrinho de história. “O objetivo do material é trabalhar com os professores e as crianças sobre a prevenção ao abuso sexual, oferecendo informações às crianças quanto à violação de direitos, bem como as causas e consequências da referida violência, além de alertar a comunidade escolar acerca dos cuidados e proteção às crianças, sensibilizando os profissionais das escolas no sentido de realizarem a notificação de violência aos órgãos competentes”, ressaltou.

E os dados são alarmantes, comenta a servidora, “a cada uma hora, quatro crianças são abusadas sexualmente, é um índice altíssimo que temos que impedir que aconteça. Precisamos de medidas eficazes, só conseguiremos diminuir esses números com o trabalho de prevenção desde a tenra idade, ou seja, temos que chegar antes que a violência esteja instalada”.

A história está sendo elaborada por Viviane Vaz e Débora Amaro, integrantes do Projeto Nova, que há 10 anos atua no combate ao abuso e à exploração sexual infantil na Capital. De acordo com elas, o texto do livro foi pensado numa linguagem que passe leveza, de fácil entendimento e adequado ao público infantil.

O livro conta a história de uma criança que tem um ursinho de pelúcia como amigo, apresentando o abuso sexual numa abordagem subjetiva, de modo que, ao ler a narrativa, a criança vítima de abuso possa se identificar com o personagem. O texto é também interativo, permitindo que o leitor possa contribuir com a narrativa, escrevendo, por exemplo, o que aconteceu com o personagem. Uma das principais mensagens do texto é incentivar a criança a não guardar segredo e contar para alguém de sua confiança.

O material será distribuído no ano de 2021, sendo que o projeto-piloto terá como público-alvo os alunos matriculados no ensino fundamental da Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida e da Escola Estadual Professora Élia França Cardoso, em Campo Grande. O livro será também disponibilizado no site da CIJ para download.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS