TJMS | Com TJMS | 14/09/2018 09h20

Comitiva do AM conhece uso da videoconferência no Fórum da Capital

Compartilhe:

Uma comitiva de magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas esteve, ao longo da tarde de quinta-feira (13), visitando as instalações do Fórum de Campo Grande e conhecendo o uso da tecnologia de videoconferência em audiências criminais.

A visita começou às 14 horas, quando os membros do TJAM foram recepcionados pela administração do Fórum. Na sequência, eles acompanharam a realização de uma videoconferência na Vara da Justiça Militar, sob o comando do juiz Alexandre Antunes da Silva.

Logo após, o grupo se reuniu com o juiz diretor do Foro, Ariovaldo Nantes Correa, que explanou sobre as boas práticas adotadas sob sua gestão à frente da direção do Foro.

O juiz auxiliar da presidência do TJAM, Alexandre Henrique Novaes de Araújo, afirmou que a escolha do TJMS se deve ao fato de ser um tribunal que usa estrutura semelhante ao sistema de informática, o SAJ. "Buscamos tribunais que tenham realidades parecidas a nossa para que possamos implantar no nosso tribunal as boas práticas e os projetos que se mostraram bem sucedidos".

O magistrado disse que identificou que o usos das videoconferências em MS é uma prática bastante exitosa, que funciona muito bem. "Presenciamos uma audiência realizada para inquirição de testemunhas, que durou 25 minutos, em uma situação que, se fosse audiência presencial, demoraria pelo menos o dobro do tempo, talvez o triplo. E fora a redução de custo, de riscos, com diminuição de escolta e de outras providências que dificultariam o andamento processual e a boa prestação jurisdicional".

Amanhã, a comitiva acompanha o funcionamento da Central de Processamento Eletrônico (CPE) em visita ao Cijus. Além disso, o grupo deve se reunir com o setor de TI para explicar melhor como se dá a operacionalização e implantação dessas tecnologias que facilitam e agilizam o andamento processual em Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS