TJMS | Com TJMS | 06/09/2018 12h00

Corregedor do TJMS inicia agenda com todos os magistrados do Estado

Compartilhe:

Desde o dia 4 de setembro, o Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Des. Carlos Eduardo Contar, reúne-se individualmente com os juízes para um momento de interação. Denominada “Conversa com a Magistratura”, a proposta é conhecer a realidade dos juízes, integrar, aproximar e saber deles o que pode ser melhorado.

Ao longo do mês de setembro, o Corregedor pretende ouvir todos os juízes da Capital e depois, até o final do ano, os juízes do interior, que virão em agendas que coincidam com eventos nos quais eles participem em Campo Grande.

A ação visa uma melhor comunicação entre as partes e fazer uma troca de conhecimentos. “Na verdade é um convite, não é um ato correcional, é um momento de interação, no qual é possível ouvir as necessidades, as críticas, as sugestões, ideias para as serventias e para o Poder Judiciário como um todo. É importante saber da conjuntura, da vara onde eles atuam, como está o serviço, o que eles gostariam e quais as necessidades mais imediatas”, explica o Desembargador.

O Corregedor entende que, além de proporcionar a oportunidade de saber das expectativas e da visão do magistrado sobre o Judiciário, pelo diálogo é possível um intercâmbio de conhecimento entre as Instâncias. “O encontro é ato simples, despretensioso e pouco habitual, porém de forte simbolismo na busca da unidade da magistratura, considerando a aproximação de seus integrantes, que têm em comum o dever de uma prestação jurisdicional efetiva”, afirmou Des. Contar.

Além disso, a busca pela eficiência operacional do Poder Judiciário depende do aumento da celeridade nos trâmites judiciais, da eficiência das rotinas de trabalho, do contínuo aprimoramento da gestão, e tudo isso passa pelo capital humano de instituição. “Entendo que é no executor e nesse intercâmbio entre as instâncias que podemos melhorar a qualidade do que fazemos, principalmente no que cabe à Corregedoria-Geral de Justiça”, explicou.

Os primeiros participantes aprovaram a proposta. O primeiro dia da Conversa com a Magistratura foi com os juízes Thiago Nagasawa Tanaka, Juliano Rodrigues Valentim e Vânia de Paula Arantes. Na quarta-feira (5), os juízes Wilson Leite Correa, Ricardo Cesar Carvalheiro Galbiati, Ariovaldo Nantes Corrêa e Maurício Petrauski estiveram com o Corregedor-Geral de Justiça. O Des. Carlos Eduardo Contar receberá mais juízes nas próximas terças e quartas-feiras, pela manhã.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS