Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 20/09/2018 14h00

Alunos que utilizam Transporte Rural participam de palestra sobre sexualidade

Compartilhe:

Dando continuidade a solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas, realizou na manhã desta quinta-feira (20) a Palestra “Sexualidade na Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção” para aproximadamente 140 alunos do 5º ao 1º ano das Escolas Estaduais “Afonso Pena”, “Dom Aquino” e Escola Municipal “Ramez Tebet” que utilizam o transporte Rural da Cidade.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Educação Especial (NUESP), Ludimila Testi Agutoli, as palestras, divididas em quatro temáticas, estão sendo realizadas mensalmente para os alunos que utilizam o transporte rural no sentido de conscientiza-los sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

“No primeiro mês, abordamos o tema das drogas, hoje abordamos a sexualidade e nos próximos encontros falaremos da importância dos estudos e das boas amizades. Acreditamos que temas como estes são de grande importância para a vida acadêmica e, principalmente, para a vida social”, comentou.

PALESTRA

De acordo com a doutora em Tocoginecologia na Área de Ciências Biomédicas da UNICAMP e Mestre em Saúde Coletiva, Anecy de Fátima Faustino Almeida, “é de grande importância informar os adolescentes sobre o funcionamento do corpo deles e suas atitudes a frente das relações sociais e gerais, porque esta fase é de altíssima vulnerabilidade, por causa de sentimentos de onipotência e da educação machista”, disse.

Ainda segundo Anecy, que também é psicóloga, professora e pesquisadora em Desenvolvimento Humano e Sexualidade na Adolescência, a educação machista começa na infância na vida das meninas e na adolescência na dos meninos. “Nas meninas é quando elas são vestidas, ainda quando bebês e crianças, com roupas adultas e sensuais e os meninos por uma pressão dos outros homens e coerção para uma sexualidade ativa”, explicou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS