Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 16/10/2018 11h00

Assentamento 20 de Março promove Encontro de Camponesas

Compartilhe:

No próximo sábado (20), moradores de diversos assentamentos rurais da região do Bolsão Sul-mato-grossense estarão presentes no Assentamento “20 de Março” para participar do 6º Encontro das Mulheres Camponesas do Bolsão.

Com tema “Mulheres no Campo e Agroecologia”, o evento é organizado pelo Comitê de Mulheres, composto por integrantes de diversas cidades, e tem como objetivo divulgar os trabalhos das camponesas, troca de ideias e informações entre os participantes, além de fortalecer as atividades agrícolas e artesanais realizadas por elas.

O Encontro é aberto ao público e conta com a parceria da Diretoria de Agronegócio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA). De acordo com o coordenador geral de gestão de políticas públicas do agronegócio, Célio Lopes de Barros, esta é a primeira vez que o evento será realizado em Três Lagoas e proporcionará um dia de troca de conhecimentos entre camponesas de diversas localidades.

“Esta é a sexta edição da festividade e a primeira vez que o ‘20 de Março’ será ponto de encontro entre assentados de várias cidades. Isto é muito importante para o Município e para eles em si, pois, a troca de experiências pode enriquecer suas produções e melhorar a qualidade de vida em aspecto geral”, comenta Célio.

Julio Cesar Saito é um dos organizadores e fala sobre o cronograma da festa. “Nosso encontro começa às 8h, com café da manhã oferecido às camponesas e aos demais visitantes dos assentamentos. A Banda Marcial – Cristo Redentor fará a abertura e na sequência, haverá homenagens às mulheres camponesas. Durante todo o dia, teremos palestras, rodas de conversa, apresentação de vídeos e oficinas, além do almoço que serviremos aos presentes”, explica o organizador.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará presente com palestrantas sobre os direitos da mulher e com a equipe volante do CRAS “Ruth Filgueiras”, para atualização e realização do Cadastro Único.

Haverá feira para o público em geral conhecer e comprar produtos artesanais, alimentícios, hortifrútis, sementes e mudas nas barracas dos produtores de cada assentamento. O evento conta ainda com apresentações musicais de Maringá Borget, Fran Soares, Cição Sanfoneiro e músicos do campo. O encerramento fica por conta da Orquestra de Violeiros de Três Lagoas.

“Queremos oferecer uma oportunidade enriquecedora a todos que comparecerem. Aos assentados, a intenção é união e o máximo aproveitamento da experiência em grupo. Ao público, mostrar o que os assentados produzem e impulsionar a renda através da agricultura familiar”, concluiu Julio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS