Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 07/12/2017 08h15

Assistência promove solenidade de formatura do Pelotão Mirim

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Três Lagoas, em parceria com o comando da 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ªBIAAAE) do Exército Brasileiro, realizou a solenidade de formatura das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV Pelotão Mirim.

 

A solenidade, com a presença dos pais e educadores, foi no anfiteatro do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional – CRASE Coração de Mãe, na noite da última terça-feira (5).

 

O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, acompanhada da coordenadora do SCFV Pelotão Mirim, Vera Lúcia Batista de Souza; comandante da 3ª BIAAAE, major Rafael Salgado da Silva e o oficial subtenente Roberto Barbosa; e, representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Luciano Dutra e Luiz Akira.

 

Com a solenidade da formatura, as crianças e adolescentes “recebem o reconhecimento, um tipo de premiação, pelo desempenho que tiveram no programa social”, observou a secretária Vera Helena.

 

No SCFV Pelotão Mirim, que mantém suas atividades nas dependências do quartel do Exército, há quase 20 anos, participam 60 crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, divididos em duas turmas de 30 alunos. Eles participam do programa socioeducativo, de segunda-feira a sexta-feira, no horário contrário ao da escola.

 

Junto com as atividades de reforço escolar, os participantes, em meio à intensa programação de atividades lúdicas e recreativas, são educados sobre os valores da cidadania, autoridade, disciplina, honra, respeito à hierarquia, trabalho, família e instituições, entre outros.

 

“É uma forma do Exército Brasileiro prestar a sua colaboração à comunidade, participando de um programa socioeducativo que preserva a manutenção e valorização dos bons princípios que devem nortear a vida dessas crianças e adolescentes”, ressaltou o major Salgado.

“Sabemos da importância deste trabalho social e educacional e acreditamos que as sementes permanecem e irão um dia germinar, no processo de socialização e de formação de uma cidadania responsável e participativa”, comentou o subtenente Roberto, responsável do Pelotão Mirim.

 

Formatura e mudança de patente

 

Como explicou a secretária Vera Helena, “a formatura e mudança de patente não visam apenas desenvolver a hierarquia e a disciplina entre as crianças e adolescentes, mas é também uma forma de reconhecimento dos que se destacaram no desempenho das atividades”.

 

Para a promoção e mudança de patente, leva-se em consideração a demonstração de disciplina, coleguismo, apresentação pessoal, capacidade de liderança e resultados no aproveitamento das atividades, entre outros.

 

Na solenidade, nove crianças e adolescentes foram promovidas de soldado para cabo, um cabo subiu para a patente de 3º sargento e um 3º sargento foi promovido para 2º sargento.

 

“Com o reconhecimento e mudança de patente, aumenta também a responsabilidade que a criança e o adolescente assumem diante dos colegas mais novos e que precisam sempre de bons exemplos”, comentou o major Salgado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS