Canil do 2º Batalhão da PM é referência em Três Lagoas

"/>
Três Lagoas | Com Hoje Mais | 04/11/2019 10h52

Canil do 2º Batalhão da PM é referência em Três Lagoas

Compartilhe:

Os números de apreensões de drogas aumentaram por conta do trabalho exemplar que vem sendo realizado pelo Canil do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas que, inclusive, está se tornando referência na região.

A atuação dos cachorros na parte de faro contribuiu consideravelmente na apreensão de entorpecentes e consequentemente na prisão de traficantes.

O incrível serviço que o cão e o policial militar prestam à população é baseado numa incondicional ligação de lealdade, confiança e cumplicidade, valores difíceis de encontrar nos dias de hoje. Segundo o Tenente Rodrigo Lima Yoshimura, comandante da Força Tática, o canil do 2º BPM também é solicitado pelas polícias que precisam do cão durante uma ação, bem como em toda a região de Três Lagoas.

“No canil, hoje estamos com três cães, a K-9 Mara, e os irmãos Hassan e Sadan. Dois deles são usados para faro e o outro está sendo treinado para guarda e proteção. Existe um projeto para incorporar mais um animal no canil para a localização de armas e munições e também para buscas como, por exemplo, em mata. Nós temos policiais capacitados para esse trabalho, agora falta encontrar o cão certo para começar a treinar”, disse Yoshimura.

O Tenente Yoshimura aproveitou para desmentir o mito de que os cães são viciados em substâncias tóxicas. “Os cães de faro, não tem nenhum tipo de contato com a droga, seja no treinamento ou em suas missões. O treinamento se baseia na associação e recompensa, nunca tendo contato com a substância. Geralmente o brinquedo usado para incentivo e recompensa é a bolinha”, elencou o comandante.

Yoshimura explica que as missões de cada raça são de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência, e agressividade. Um Pastor Belga Malinois, por exemplo, é utilizado para policiamento e faro.

Já o Labrador, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. O Labrador é mais usado para farejar entorpecentes e explosivos. O Rottweiler é muito usado para guarda e proteção.

“Por exemplo, o cão de guarda e proteção usado em presídio tem um temperamento mais agressivo, o que demonstra força quando usado nesse tipo de operações, ele diminui muito a probabilidade de resistência, e consequentemente a situação de crise é contida com facilidade”, ressaltou o Tenente.

O Tenente ressaltou a importância dos colaboradores na construção do canil que já está em fase de finalização. “Com a estrutura finalizada teremos sala para guardar materiais e cinco box para ajudar ainda mais o canil e o trabalho do militar com os cães”, falou.

A acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da AEMS, Joice Danieli Ribeiro Oliveira, escolheu como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso, “O uso do sistema olfativo do cão no trabalho”, através de experiências da K-9 Mara. Joice quer mostrar em seu trabalho como é efetivo o animal no trabalho, como o sistema olfativo dos cães é muito desenvolvido, eles têm total capacidade de auxiliar no trabalho, seja de faro, buscas e outros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS