Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 04/09/2020 08h17

Comitê define novas regras para shopping e igrejas, mas exige maior fiscalização

Compartilhe:

O Comitê de Enfretamento à COVID-19 se reuniu na tarde da última quinta-feira (03) para discutir sobre novas ações para os próximos dias. Diversas solicitações foram apresentadas e os membros definiram o que será alterado a partir da próxima quarta-feira (09).

Entre as alterações no próximo decreto, estão as novas regras para o Shopping Popular. A partir da próxima semana, o local poderá funcionar com a lotação de 75% da capacidade máxima, com as datas e o mapa de funcionamento pré-definidos. Além disso, o horário foi estendido para até às 20h.

Como contrapartida, os lojistas deverão cumprir a regra de manter apenas um comerciante em cada box, além de cumprirem as normas sanitárias de prevenção. Será contratado, pelos lojistas, um fiscal, que irá reportar os descumprimentos das normas diretamente à Vigilância Sanitária.

“Os próprios comerciantes definiram que irão contratar alguém para realizar a fiscalização, para que a má conduta de alguns não afete todo o grupo. Então seremos informados e tomaremos as providencias”, afirmou Christovam Bazan, diretor de Vigilância Sanitária.

Outra nova medida é a permissão da entrada de crianças em atividades religiosas. Portanto, a partir de agora, podem frequentar templos, pessoas de zero a 59 anos. É recomendado que crianças a partir de 02 anos façam o uso da máscara e é obrigatório o uso a partir de 04 anos.

A contrapartida esperada dos líderes religiosos é de que atividades nos templos encerrem às 21h, com tolerância de no máximo 15 minutos. Também deve continuar sendo respeitado o limite de 40% da capacidade máxima do local.

“É importante ressaltar que os avanços estão condicionados ao cumprimento das contrapartidas. Se o shopping popular e as igrejas não cumprirem o que foi acordado, poderemos voltar atrás nas decisões. Por outro lado, se for observado que conseguiram cumprir o decreto, poderemos dar novos passos nas próximas semanas”, afirmou o Promotor de Justiça, Moisés Casarotto.

Foi definido pelo Comitê que serão mantidas as restrições de entrada de idosos em, shopping, igrejas, academias e clubes, por serem grupo de maior risco. “Entre os óbitos de Três Lagoas, a grande maioria é de idosos, essa é uma prova de que eles são os mais vulneráveis. Promover o isolamento vertical deste grupo é a melhor forma de proteger a saúde deles e salvar vidas, por mais que muitas pessoas não percebam isso. Basta ver o número de obitos em outras cidades e comparar com Três Lagoas, para ver que estamos no caminho certo”, afirmou o Promotor

FISCALIZAÇÃO

No feriado de 07 de setembro acontecerá uma operação especial de fiscalização. De sexta à segunda-feira, equipes da Prefeitura Municipal, por meio da Vigilância Sanitária e dos fiscais do “Três Lagoas de Olho no Coronavírus”, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Ministério Público Estadual realizarão a operação que visa combater o avanço da COVID-19.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS