Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 15/08/2018 09h00

Educação para o Trânsito é tema de ação na EM Marlene de Noronha

Compartilhe:

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da divisão de Educação para o Trânsito da Diretoria de Transportes e Trânsito, ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), promoveu ação de “Educação para o Trânsito”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Professora “Marlene de Noronha Gonçalves”, no Jardim Maristela, no período da manhã desta terça-feira (14).

Esta ação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), foi coordenada pela educadora Caroline Cruz Peliçano, da Divisão de Educação para o Trânsito, e contou com a presença do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, tenente coronel Leandro Mota de Arruda; diretor de Transportes e Trânsito da SEINTRA, engenheiro Flávio Milanez Thomé; grupo de Agentes Municipais de Trânsito; e acompanhada por professores e professoras desta unidade escolar, que tem na direção a professora Alessandra Lima de Castro e como diretora adjunta, a professora Hilda Antônia dos Santos.

Para esta ação de Educação no Trânsito, a quadra de esportes da escola foi revestida de uma lona, onde está gravado e simulado um completo percurso de trânsito urbano, com a sinalização de faixa de pedestres, sentido de direção das vias e o sinal de “PARE”, que indica qual é a via preferencial de tráfego, como explicou Caroline.

“Nesta ação, as crianças vivenciam a experiência de pilotarem a bicicleta e a motocicleta, respeitando a sinalização e a faixa de pedestres”, mostrou Caroline.

Ao percorrerem as vias, pilotando as bicicletas, as crianças eram orientadas pelos Agentes de Trânsito, a serem atentas à sinalização, especialmente, ao sinal de “PARE”, passagem de pedestres e respeito à via preferencial.

“As crianças são os nossos principais e eficientes multiplicadores da legislação de trânsito”, comentou Flávio Thomé. “Elas levam para casa e contam aos pais o que aprenderam na escola”, disse o diretor de Trânsito.

“Somos a primeira Escola a receber esta importante ação de educação no trânsito, graças ao apoio que estamos recebendo do nosso prefeito Angelo Guerreiro, que tem acompanhado e prestigiado uma série de ações da nossa Educação”, reconheceu a diretora Alessandra.

Infelizmente, em Três Lagoas, “os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes e de ferimentos graves em motoristas. Por isso, é muito importante a educação das nossas crianças para um trânsito mais ordeiro, humano e sem acidentes que matam”, disse o prefeito de Três Lagoas.

“Este é um aprendizado simples, prático, mas de resultados muito bons, porque mistura a teoria e a prática na educação e na diversão”, concluiu Angelo Guerreiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS