Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Selvíria e Santa Rita do Pardo, estiveram representados

"/>
Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 12/08/2019 14h46

Microrregião representada na 16º Conferência Nacional de Saúde

Compartilhe:

Os municípios da Microrregião de Três Lagoas, ou seja, agregando Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Selvíria e Santa Rita do Pardo, estiveram representados na 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília no período de 04 a 07 de agosto.

Eleitos nas Conferências Municipais e, posteriormente, na Conferência Estadual, compondo a delegação do Estado de Mato Grosso do Sul, estiveram em Brasília: Geórgia Medeiros de Castro Andrade, eleita representando os gestores da Saúde; Renato Soares, como representante dos trabalhadores da Saúde; e Milton Gomes Silveira e Renilda Rosa Dias, como representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.
No evento, a delegação de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite pessoal do ministro Luiz Henrique Mandetta, teve a oportunidade de visitar a sede do Ministério da Saúde em Brasília e conhecer de perto parte da estrutura funcional deste Ministério.

Em preparação à Conferência Nacional, aconteceram por todo o Brasil mais de três mil conferências preparatórias, incluindo as municipais e estaduais, com a finalidade de “nortear as ações do Ministério da Saúde para o SUS, nos próximos anos”, resumiu Geórgia.

Como ressaltou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável pela organização da 16ª Conferência. Fernando Pigatto, “somos a favor da luta nas suas diferenças e a contribuição de cada segmento da Saúde foi fundamental nesse processo. Estamos construindo coletivamente a garantia do SUS como nós sonhamos”.

O relatório final, que está sendo divulgado, é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os Estados brasileiros. Além disso, foram aprovadas 56 moções que marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à Saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.

“Vamos receber todas as demandas, classificá-las, aproveitá-las, debater as que estão ligadas com a política pública. Com certeza, dialogar é minha marca. Minha vida inteira foi assim”, assegurou o Ministro Mandetta.

A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS