Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 09/07/2019 13h09

Quase 1.300 cães e gatos tiveram atendimento do Castramóvel

Compartilhe:

Muita gente já ouviu falar ou foi beneficiado pelos serviços do Castramóvel, unidade criada há quase um ano pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), especialmente para cuidar da saúde de cães e gatos. Nesse período, já foram castrados cerca de 1.250 animais de forma gratuita e de fácil acesso para a população.

Como a unidade, assim como o nome sugere, é móvel, ela percorre diversos bairros da cidade, tanto que já beneficiou 16 regiões da cidade em quase um ano, haja vista que o serviço começou a funcionar em agosto do ano passado. Segundo Everton Ottoni, médico veterinário que coordena o serviço, “os números são mais do que positivos, pois demonstram que é uma ideia que deu certo e que atende uma demanda da população”, comentou.

ATENDIMENTOS

De agosto a dezembro de 2018, o Castramóvel atendeu 311 cães e 261 gatos, somando assim o atendimento de uma demanda de 572 animais castrados. Nesse ano, de janeiro até o fechamento de junho, foram 329 caninos e 345 felinos, contabilizando 674 atendimentos; com isso o acumulado de agosto de 2018 a junho de 2019 é de 1.246 animais.

Além da castração de cães e gatos machos acima de 6 meses de idade, a unidade presta serviços aplicação de vacina Antirrábica e Vermífugo, orientação sobre Posse Responsável, cuidados com animais peçonhentos e Profilaxia de Leishmaniose.

“Se a população não pode ir até o Centro de Controle de Zoonoses [CCZ], nós vamos até a população e isso tem dado muito certo. Mais do que apenas um serviço médico veterinário, o Castramóvel presta um serviço à saúde pública e bem-estar animal, afinal a castração evita que mais animais venham a nascer em condições de rua sofrendo com doenças e abandono”, comentou Ottoni.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS