Três Lagoas | Com Prefeitura de Três Lagoas | 05/11/2018 10h00

Saúde realiza nesta terça-feira ação de prevenção do câncer bucal

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da Coordenação de Saúde Bucal, estará promovendo uma ação especial de exames, orientações e prevenção do câncer bucal, junto à população, na Praça Senador Ramez Tebet, amanhã, terça-feira (06), das 8h às 16h.

Nesta ação, que tem também a iniciativa da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul e do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), está prevista a distribuição de material educativo, voltado para a prevenção das doenças da boca, dentição saudável, higienização adequada e constante e também exames no Trailer Odontológico, que estará nesse local.

Como antecipou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS de Três Lagoas, dentista Acácia Gimenez Barreto, a população terá oportunidade de exames de detecção precoce do câncer bucal e orientações de como prevenir a doença.

O estado de Mato Grosso do Sul, conforme tem divulgado o CRO/MS, possui a quinta maior incidência de câncer bucal nos lábios e na cavidade oral.

É importante que “a população participe ao máximo desta ação que está sendo disponibilizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS e da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e inserida na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, oficialmente aberta na quarta-feira, 31 de outubro”, comentou a dentista Acácia.
“Todos precisamos estar conscientes da importância do diagnóstico precoce do câncer e da necessidade de incentivarmos a prática da prevenção e de hábitos saudáveis de viver”, ressaltou a dentista da SMS.

VIRUS HPV

Segundo alertam os profissionais de Saúde Bucal, a presença de vírus, como o HPV, sigla inglesa de Papiloma Vírus Humano, má alimentação e a má higiene e hábitos descontrolados de beber e fumar também facilitam a formação de algumas lesões bucais que resultam no aparecimento do câncer.

Por isso, é importante que se dê atenção especial à necessidade da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes, porque a maioria dos casos de câncer bucal tem sua origem e causa no vírus HPV.

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados contra o HPV, por meio de vacina. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra esse vírus, que causa câncer, entre eles, o câncer bucal.
Segundo dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca foi um dos maiores responsáveis por óbitos registrados no Brasil, em 2014, em decorrência da doença.

Mato Grosso do Sul, graças às campanhas de Saúde Pública e participação ativa do CRO/MS, tem sido destaque nacional nas ações de prevenção e foi o primeiro Estado da Federação a realizar a Semana de Prevenção do Câncer Bucal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS